Átila espera estar entre os 10 primeiros na estréia

Vice-campeão da Fórmula BMW Alemã em 2004, o sorocabano Átila Abreu, de apenas 17 anos, inicia neste final de semana (dias 16 e 17 de abril) um novo desafio em sua carreira no automobilismo. O piloto fará sua estréia na disputada Fórmula 3 Européia, um dos campeonatos mais fortes da categoria no mundo, correndo pela equipe Mücke Motorsport.

A etapa de abertura acontece no sábado, no circuito de Hockenheim (Ale). No domingo, haverá a segunda prova dessa rodada inicial. Nesta quinta (14), os pilotos realizam testes e, na sexta (15), já participam de treinos livres e o classificatório para a segunda corrida.

Nesta pré-temporada, Átila testou e trabalhou bastante, um processo natural de adaptação ao novo carro (chassis Dallara e motor Mercedes de 215 cavalos).

“Foi uma pré-temporada difícil, mas aprendi bastante. Ainda não estamos no ritmo dos ponteiros, mas o meu objetivo é chegar entre os 10 primeiros nessas duas corridas. Claro que a gente quer sempre superar a expectativa, mas esse resultado já seria muito bom. Outro ponto importante é trabalhar para conter essa ansiedade da estréia e estar muito focado para não cometer erros”, comentou Átila, que este ano também faz parte do Programa de Desenvolvimento para Jovens Pilotos da montadora Mercedes-Benz.

Como correu na Alemanha em 2004, Átila conhece bem o traçado de 4,574 km de Hockenheim.

“Claro que é bom conhecer a pista, quando você está estreando em uma nova categoria. Mas isso não é vantagem diante dos outros pilotos, porque todos também já andaram aqui”, lembrou.

O brasileiro ficou feliz com o fato de poder ter um dia de testes a mais, na quinta-feira, antes dos treinos oficiais.

“No treino coletivo aqui em Hockenheim, no final de março, eu perdi grande parte de uma das sessões com um problema no carro, então vai ser bom poder testar na quinta e tentar melhorar. Acho que nosso carro já está com um acerto bom e agora falta evoluir algumas coisas. O objetivo é trabalhar para progredir sempre”, destacou.

O brasileiro será companheiro do alemão Sebastian Vettel, campeão da Fórmula BMW Alemã em 2004 e outro estreante na temporada.

“Quando você tem um companheiro com um ano de experiência na categoria, isso pode te ajudar bastante. Mas no nosso caso temos de puxar um ao outro, porque ainda não sabemos qual é o limite total do carro. Estamos criando o nosso espaço, ganhando confiança, mas é claro que todos acreditam no nosso trabalho”, finalizou.

O Brasil ainda terá mais dois representantes no campeonato de 2005. Um deles é Lucas di Grassi, que corre pela equipe Manor Motorsport e é integrante do RDD (Programa de Desenvolvimento de Pilotos) da equipe Renault de Fórmula 1. O outro é Fabio Carbone, da equipe Signature.

Confira a programação para a etapa de Hockenheim (horário de Brasília):

Quinta-feira (dia 14)

5h30 às 7h00 – Testes

8h30 às 10h00 – Testes

Sexta-feira (dia 15)

6h30 às 7h30 – Treino livre

11h55 às 12h25 – Classificação para a segunda prova

Sábado (dia 16)

3h25 às 3h55 – Classificação para a primeira prova

7h40 – Largada (primeira prova)

Domingo (dia 17)

6h50 – Largada (segunda prova)