A forte chuva que caiu durante o treino classificatório para a corrida de abertura do Campeonato Europeu de Fórmula 3 acabou se tornando o fator mais importante na definição das posições de largada para a corrida deste sábado (16), em Hockenheim, na Alemanha, correspondente à primeira prova da rodada dupla. Com a mudança radical nas condições da pista, ocorrida pouco antes da metade da sessão, os pilotos que entraram na pista no início do treino classificatório levaram vantagem. Mas o brasileiro Lucas Di Grassi, que integra o programa de desenvolvimento de pilotos da equipe Renault de F1 e é um dos nomes fortes do torneio, acabou prejudicado: sairá apenas em 11º.
“Foi puro azar”, definiu Di Grassi, que dominou os treinos livres oficiais realizados em Hockenheim duas semanas atrás. “Choveu dez minutos antes do treino e começamos com pista molhada. O traçado foi secando, mas na metade da sessão caiu um novo dilúvio. Muita gente bateu porque a pista ficou bastante perigosa, e ninguém mais conseguiu baixar os tempos. O automobilismo tem dessas coisas. Talvez, da próxima vez, o sortudo seja eu”, completou o piloto da equipe Manor Motorsport. Por isso, o resultado final apresentou algumas surpresas.
A pole position ficou com o rápido escocês Paul Di Resta, parceiro de Lucas na Manor e um dos que deu sua volta rápida no início da sessão. Ele estabeleceu a marca de 2min01s194. O francês Loïc Duval e o inglês James Rossiter, ambos da equipe Signature, ficaram com a segunda e a terceira colocações.
O brasileiro Di Grassi não lamentou sozinho o episódio da chuva. A dupla da equipe ASM, formada pelos pilotos Lewis Hamilton (Inglaterra) e Adrian Sutil (Alemanha), que havia dominado os treinos livres desta sexta-feira, também levou azar no treino de classificação. A ASM é o time mais forte da categoria e detém o título de 2004. Principal nome citado como favorito, por sua experiência e também por ser a aposta da equipe McLaren de F-1 para criar o primeiro ídolo afro-britânico do esporte, Hamilton vai largar apenas na quinta posição, enquanto Sutil sai do 10º lugar.
Apesar do resultado do treino classificatório, Lucas está otimista para a corrida deste sábado, já que a equipe Manor mostrou ter um bom acerto para os 4.574 metros do traçado alemão, onde as velocidades beiram os 175km/h. “Durante a pré-temporada e também durante os treinos livres testamos vários acertos e meu carro está bastante rápido. Acredito que poderia ter largado entre os três ou entre os cinco primeiros se não fosse a loteria provocada pela chuva”, completou Di Grassi.
Pela programação da etapa, as atividades em Hockenheim começam cedo. Às 8h25 (4h25 de Brasília) será realizada a sessão classificatória para a corrida do domingo, que encerrará a rodada dupla. A prova deste sábado, que abrirá o Campeonato, está marcada para as 12h40 (8h40). No domingo, a segunda corrida da rodada dupla começar às 11h50 (7h50).
Os quinze primeiros colocados no grid de largada para a etapa de abertura do Campeonato Europeu de Fórmula 3 são:
1) Paul Di Resta (ESC/Dallara-Mercedes), 2min01s194, média de 135,868 km/h
2) Loic Duval (FRA/Dallara-Opel), a 0s304
3) James Rossiter (ING/Dallara-Opel), a 0s388
4) Sebastian Vettel (ALE/Dallara-Mercedes), a 0s522
5) Lewis Hamilton (ING/Dallara-Mercedes), 0s896
6) Giedo van der Garde (HOL/Dallara-Opel), a 0s913)
7) Ross Zwolsman (HOL/Dallara-Opel), a 1s541
8) Fabio Carbone (BRA/SLC-Opel), a 1s856
9) Guillaume Moreau (FRA/Dallara-Opel), a 2s345
10) Adrian Sutil (ALE/Dallara-Mercedes) a 2s428
11) Lucas di Grassi (BRA/Dallara-Mercedes), a 2s568
12) Franck Perera (FRA/Dallara-Opel), a 3s418
13) Esteban Guerrieri (ARG/Dallara-Toms Toyota), a 3s449
14) Marco Bonanomi (ITA/Dallara-Opel), a 3s555
15) Atila Abreu (BRA/Dallara-Mercedes), a 3s681