O brasileiro Átila Abreu, de apenas 17 anos, conseguiu atingir seu objetivo na estréia na Fórmula 3 Européia, neste sábado (dia 16), em Hockenheim (Ale). Depois de enfrentar problemas no treino de classificação, realizado horas antes da largada, ele saiu da 20ª posição no grid e completou a 1ª etapa da temporada 2005 em oitavo lugar, somando um ponto. A vitória ficou com o britânico Lewis Hamilton, da equipe ASM F3, apontado com um dos favoritos ao campeonato deste ano e que largou na pole.
Neste domingo (17), a partir das 6h50 (de Brasília), será realizada a segunda etapa da competição. Átila sai em 15º e o britânico Paul di Resta larga na pole.
A classificação deste sábado começou com pista molhada, mas aos poucos foi secando. Átila estava entre os primeiros até a metade da sessão. Quando a pista secou, o brasileiro acabou não tendo o mesmo rendimento com os pneus slicks e também foi atrapalhado pelo tráfego nas suas melhores voltas. Átila terminou na 20ª posição no grid.
Na corrida, disputada no seco, o piloto conseguiu largar muito bem e se recuperar logo na primeira volta. “Fiz uma ótima largada e já fechei a primeira volta na oitava colocação. Cheguei a estar entre os seis primeiros e tive uma bela briga com os pilotos que estavam disputando a posição comigo. Mas na metade da corrida, meus pneus dianteiros se desgastaram muito e o carro passou a escapar de frente. Ficou muito difícil de guiar e manter o ritmo dos ponteiros. Não conseguia mais acompanhar e faltando seis ou sete voltas, acabei caindo para oitavo”, contou Átila.
Piloto oficial da montadora Mercedes-Benz, o brasileiro ficou feliz com o seu desempenho, mas ressalta que o carro ainda não tem o acerto ideal. “O resultado ficou dentro do meu objetivo, mas acabou superando a nossa expectativa levando em conta a posição em que eu larguei. Mas estou satisfeito por ter marcado este ponto e ter sido o melhor estreante. Agora precisamos melhorar o acerto do carro, porque ele ainda está saindo muito de frente. Se conseguirmos isso, acho que dá para tentar chegar nos pontos amanhã novamente”, completou.
Com o resultado Átila acabou sendo o melhor brasileiro na pista. Fábio Carbone, da Signature, chegou em 14º e o paulista Lucas di Grassi, que corre pela equipe Manor Motorsport e é integrante do RDD (Programa de Desenvolvimento de Pilotos) da equipe Renault de Fórmula 1, abandonou após quatro voltas depois de um acidente.