O brasileiro Lucas Di Grassi terá um novo Dallara modelo F305 para a corrida deste final de semana, a ser disputada no circuito de rua de Pau, na França. A equipe do piloto, que é integrante do Renault Driver Development Program (RDD, o programa da equipe Renault de F1 que visa apoiar talentos com potencial de chegar à categoria máxima) optou pela troca pois o equipamento possui algumas atualizações importantes: “Eu tive uma batida na etapa de abertura, em Hockenheim (Alemanha). Como precisávamos substituir várias peças, a equipe achou melhor já pegar a nova versão do Dallara, pois outros pilotos já contam com ela”, resumiu Di Grassi. “Até poderia competir com o carro anterior, mas no automobilismo cada pequeno detalhe faz diferença, como ensina a rotina da Fórmula 1”, completa o piloto.
A prova deste final de semana corresponderá ao 65º GP de Fórmula 3 da história da pista francesa. Com 2,76 quilômetros, este tradicional traçado é estreito e sinuoso, exigindo técnica e muita paciência nas ultrapassagens. “Assim como ocorre com a Fórmula 1 em Mônaco, em Pau as equipes de Fórmula 3 também não podem treinar”, explica Lucas. “Isso significa que apenas os veteranos conhecem o traçado. E, mesmo assim, não conhecem muita coisa, pois o contato com esta pista só se dá em época de corrida. Acho que, por isso, esta prova será um dos principais desafios para os pilotos este ano. Como as ultrapassagens são difíceis, as tomadas de tempos serão fundamentais, pois largar na frente aumenta em muito as chances de um bom resultado – exatamente como acontece com a F-1 em Mônaco”, continua o piloto do RDD.
Como em todos os eventos do Campeonato Europeu, a etapa de Pau será uma rodada dupla, com uma prova marcada para o sábado e outra para o domingo. Da mesma forma, haverá duas tomadas de tempo: a de sexta-feira corresponderá à corrida do domingo (válida pela quarta etapa da temporada) e a do sábado (terceira etapa) definirá o grid da prova de sábado. No ano passado, os vencedores foram o inglês Jamie Green (campeão de 2004) e o francês Nicolas Lapierre. A corrida contará com outros dois brasileiros: Fábio Carbone e Átila Abreu, que integra o programa de pilotos da Mercedes.
Na rodada passada, realizada em Hockenheim, os vencedores foram o afro-britânico Lewis Hamilton (que é apoiado pela equipe McLaren de F-1) e o inglês James Rossiter. No entanto, por se tratar de uma pista de rua, os nomes muito cogitados como favoritos são os dos franceses, que tiveram mais oportunidades de competir naquele circuito, especialmente Frank Perera (do programa de pilotos da equipe Toyota de F1) e Loïc Duval (colega de Lucas Di Grassi no RDD). Hamilton lidera o torneio com 17 pontos, seguido por rossiter, com 15.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.