O piloto brasileiro Lucas Di Grassi foi o quinto colocado na etapa deste sábado do Campeonato Europeu de Fórmula 3, disputada no sinuoso circuito de rua de Pau, na França. Nono no grid, Lucas conseguiu recuperar quatro posições numa pista em que as ultrapassagens são difíceis, e saiu do carro acreditando na possibilidade de subir ao pódio na corrida de amanhã, quando largará em sétimo. “Estou satisfeito com esse resultado porque não larguei em uma boa posição e consegui me recuperar durante a prova. Meu carro apresentou alguns problemas de suspensão e também de câmbio, já que tive dificuldades para completar algumas trocas de marcha. Mas já sabemos o que precisa ser mudado no set up para a corrida de amanhã e meu carro deve estar mais competitivo”, declarou o piloto, que é integrante do Renault Driver Development Program (RDD, o programa da equipe Renault de F1 que visa apoiar talentos com potencial de chegar à categoria máxima).
Lucas ainda poderia ter chegado em quarto nessa prova, mas na última volta um dos pneus traseiros de seu Dallara-Mercedes furou e perdeu pressão. Com o carro ainda mais lento ele optou por deixar o francês Guillaume Moreau ultrapassá-lo. “Depois que o pneu furou e começou a esvaziar, o Moreau começou a me atacar com muita agressividade, pois seu carro ficou mais rápido. Como já estávamos na última volta, pensei no campeonato e resolvi não correr o risco de perder todos os pontos por causa de um acidente”, narrou Lucas.
A vitória na etapa deste sábado da Fórmula 3 Européia ficou com o piloto afro-britânico Lewis Hamilton, cuja carreira é gerenciada por Ron Dennis, chefe da equipe McLaren de Fórmula 1. Ele largou na pole position e também sairá na frente na corrida de amanhã. Nas duas etapas de Pau, a outra vaga na primeira fila foi ocupada por Adrian Sutil, companheiro de Hamilton na equipe ASM, a atual campeã da categoria.
Os outros dois brasileiros inscritos no Campeonato Europeu de Fórmula 3 tiveram menos sorte. Atila Abreu foi o 11º colocado e Fabio Carbone, o 16º. Os dez primeiros colocados na etapa deste sábado em Pau foram:
1) Lewis Hamilton (Grã-Bretanha), 25 voltas em 30min26s815;
2) Loïc Duval (França), a 9s390
3) James Rossiter (Grã-Bretanha), a 10s952
4) Guillaume Moreau (França), 33s420
5) Lucas Di Grassi (Brasil), a 37s205
6) Giedo Van Der Garde (Holanda), a 38s646
7) Sebastian Vettel (Alemanha), a 38s819
8) Richard Antinucci (EUA), 41s556
9) Alejandro Nunez (Espanha), a 48s073
10) Kohei Hirate (Japão), a 50s25