Lewis Hamilton vence na França

O sétimo lugar obtido neste domingo na quarta etapa do Campeonato Europeu de Fórmula 3, disputada nas ruas de Pau, na França, nem de longe satisfez o brasileiro Lucas Di Grassi, que compete pela equipe Manor Motorsport. Com a quinta colocação obtida na terceira etapa, realizada no sábado, Lucas agora soma seis pontos na classificação do torneio e ocupa o sexto lugar na tabela.

“Nossa equipe sabia que teríamos dificuldades em Pau, mas acreditávamos em coletar mais pontos do que fizemos”, resume Di Grassi. “O maior problema foi a quebra do carro na corrida do sábado (câmbio e suspensão), quando ainda tivemos um pneu furado na última volta. Mesmo assim, terminei em quinto”, completa o piloto, cuja carreira é administrada pela equipe Renault de F1 por meio do programa Renault Driver Development (RDD).

“Agora, na prova do domingo, a equipe me orientou a pensar no Campeonato. Afinal, apesar de ter melhorado cerca de meio segundo em relação a seu despenho de sábado, nosso carro realmente não era o mais rápido na pista. No começo da prova houve uma confusão e caí para oitavo. Eu recuperei a posição e ainda ataquei quem estava na frente com mais garra, corri riscos como costumo fazer. Mas a possibilidade de bater era grande (Spa é uma pista muito estreita e sinuosa, extremamente travada) e resolvi ficar no sétimo lugar mesmo. Fiz só dois pontos nesta prova, mas eles são a diferença entre estar em sexto (colocação que ocupo) e décimo na tabela. Não é o melhor resultado do mundo, mas é o que pudemos fazer hoje. Ainda há muita coisa para conquistar neste campeonato”.

Lucas e a equipe Manor Motorsport agora se voltam para a rodada dupla que será disputada no próximo final de semana, em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Nos treinos oficiais realizados naquele circuito, a equipe Manor Motorsport mostrou um bom trabalho: “Fizemos dois dias de treinos lá, com duas sessões cronometradas em cada dia”, conta Lucas. “No primeiro, fui o mais rápido nas duas sessões. No segundo, fui segundo e terceiro, respectivamente. Então, devemos ter condições de pontuar melhor em Spa”, calcula Di Grassi.

O afro-britânico Lewis Hamilton, que corre pela equipe ASM, a atual campeã, foi o grande destaque do fim de semana em Pau. Vencedor das duas corridas, ele agora ocupa a liderança do torneio com 37 pontos. Mais dois brasileiros disputaram a rodada dupla na França. Na terceira etapa, Átila Abreu foi o 11º e Fábio Carbone, 16º. Na quarta etapa, Carbone foi o quinto e Abreu, 12º. Fábio Carbone está em 10º no torneio (quatro pontos), enquanto Átila Abreu ocupa o 16º lugar (um ponto).

Resultado da quarta etapa:

1) Lewis Hamilton (ING), 25 voltas em 30min15s999, media de 136,784 km/h

2) Adrian Sutil (ALE), a 4s087

3) Loïc Duval (FRA), a 7s263

4) James Rossiter (ING), a 8s285

5) Fábio Carbone (BRA), a 17s582

6) Franck Perera (FRA), a 19s953

7) Lucas Di Grassi (BRA), a 26s560

8) Guillaume Moreau (FRA), a 27s569

12) Átila Abreu (BRA), a 50s797