As condições do tempo tornaram as coisas ainda mais difíceis para os pilotos que disputam neste final de semana a terceira rodada dupla do competitivo Campeonato Europeu de Fórmula 3, realizada no circuito belga de Spa-Francorchamps, o mesmo utilizado pela Fórmula 1. Nas tomadas de tempo disputadas nesta sexta-feira sob chuva intermitente, o melhor brasileiro foi o paulista Lucas Di Grassi, que largará do quarto lugar: “Foi um treino bem confuso, com a pista secando sob o sol e, depois, ficando molhada novamente por causa da chuva que teimava em voltar”, explicou Di Grassi, piloto do Renault Driver Development Program (RDD), iniciativa da equipe Renault de F1 para apoiar talentos com potencial de chegar à categoria máxima.
“O traçado secou mais (e ficou mais rápido) no final do treino, mas eu estava na pista com acerto de chuva. Muita gente se deu mal por isso. Foi uma loteria e acho que nós até que nos saímos bem”, completou o brasileiro, referindo-se ao trabalho da equipe Manor Motorsport. Di Grassi havia sido o terceiro mais rápido no treino livre realizado antes da tomada de tempos. “Como todo mundo, eu sonhava com a pole”, diz o brasileiro do RDD. “Mas foi o que deu para fazer nestas condições, de chuva intermitente. Com este panorama, acho que vencer é muito difícil – embora vá tentar, claro. Mas terminar entre os três que subirão ao pódio é uma meta factível, embora igualmente arrojada”.
Como ocorreu na rodada dupla anterior (válida pela terceira e quarta etapas), a equipe francesa ASM dominou o grid. A pole position foi estabelecida pelo quarto colocado no Campeonato, o alemão Adrian Sutil. Em segundo ficou seu colega de equipe, o afro-britânico Lewis Hamilton, que lidera o torneio. A ASM é a atual campeã européia da categoria.
Entre os brasileiros, além de Lucas, também estão competindo os paulistas Átila Abreu e Fábio Carbone, que ficaram, respectivamente, em 18º e 19º no grid.
Para amanhã, está prevista uma nova sessão de tomadas de tempos às 3h10 (horário de Brasília) visando a quinta etapa, que será disputada no próprio sábado, às 7h35. A sexta etapa acontecerá no domingo, a partir das 6h50, sempre no horário de Brasília.
Grid para a sexta etapa, a ser disputada no domingo:
1) Adrian Sutil (Alemanha), 2min14s641, média de 186,523 km/h
2) Lewis Hamilton (Inglaterra), 2min14s932
3) Esteban Guerrieri (Argentina), 2min15s548
4) Lucas di Grassi (Brasil), 2min15s742
5) Giedo van der Garde (Holanda), 2min15s935
6) Paul di Resta (Escócia), 2min16s062
7) Franck Perera (França), 2min16s066
8) Guillaume Moreau (França), 2min16s235
9) Greg Franchi (Bélgica), 2min16s453
10) Kohei Hirate (Japão), 2min16s502
18) Atila Abreu (Brasil), 2min17s643
19) Fabio Carbone (Brasil), 2min18s264