Os pilotos da Fórmula 3 Européia disputam neste final de semana (dias 20 e 21) a quarta rodada dupla da temporada 2005 no circuito de Mônaco, em Monte Carlo, uma etapa marcada pelo glamour das ruas do Principado e principalmente pela importância de estarem participando da programação oficial do GP da Fórmula 1, que será disputado no domingo (dia 22).
Na Fórmula 3, os pilotos realizarão seus primeiros treinos no traçado de 3,340 km na quinta-feira (19). Na sexta (20), haverá o treino classificatório (que nesta rodada define o grid das duas provas). A 7ª etapa será disputada na própria sexta, a partir das 7h40 (de Brasília). No sábado (21), a largada da 8ª etapa está prevista para as 9h30.
Piloto oficial da montadora Mercedes-Benz e integrante de seu programa para jovens talentos no automobilismo, o brasileiro Átila Abreu está ansioso para correr em Mônaco. O piloto, da equipe Mücke Motorsport, enfrentou alguns problemas no último final de semana em Spa-Francorchamps, na Bélgica, mas ficou bastante satisfeito com a melhora na performance do carro.
Na primeira prova em Spa, Átila terminou em sétimo lugar, mas após a vistoria o carro do brasileiro e o de mais sete pilotos foram excluídos por terem apresentando irregularidades na medida do difusor. A passagem por cima das zebras provou o problema, inclusive no carro do vencedor da prova Lewis Hamilton. A vitória acabou ficando então com o alemão Adrian Sutil.
Na segunda prova no circuito belga, Átila largou em 18º e terminou na 12ª posição. Hamilton foi o vencedor e agora lidera o campeonato, com 48 pontos.
Em Mônaco, o objetivo de Átila é conseguir uma boa posição no grid de largada. “Vão ser duas etapas muito interessantes, já que vamos estar correndo diante do pessoal da Fórmula 1, além de ser um sonho para todo piloto correr um dia em Mônaco. É difícil fazer alguma previsão para as provas, especialmente porque não sabemos como estará a condição do tempo (nesta terça-feira, dia 17, estava chovendo), mas espero marcar pontos e para isso preciso me concentrar bastante e lutar por uma boa posição de largada, porque teremos apenas um treino classificatório”, destacou o piloto de Sorocaba, no interior de São Paulo.
Entre os pilotos da Fórmula 3 Européia, apenas o argentino Esteban Guerrieri correu em Mônaco, no passado, de Fórmula 3000. “O fato da maioria dos pilotos não conhecer a pista vai nivelar mais a disputa. Estou ansioso para correr aqui e acredito que vamos conseguir um bom resultado e espero melhorar minha colocação na classificação do campeonato. Vou usar o treino livre para aprender bastante sobre o circuito, porque só conheço a pista dos jogos de computador mesmo. Além disso, vou tentar conversar com os pilotos brasileiros da Fórmula 1 para aprender alguns detalhes da pista”, contou Átila, que completou recentemente 18 anos.
Átila foi homenageado na última segunda-feira (dia 16) e recebeu da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) uma placa pela conquista do vice-campeonato na Fórmula BMW Alemã, em 2004, onde o brasileiro conquistou 15 pódios em 20 corridas.
Como não estava no Brasil, ele foi representado pelo empresário Guilherme Schaeffer, da ReUnion Sports & Marketing, empresa que gerencia sua carreira. “Fiquei muito honrado com essa homenagem e queria agradecer a todos da CBA e às pessoas que sempre me apoiaram no Brasil. É um orgulho imenso poder representar o nosso país e um prêmio como este é um incentivo a mais para buscarmos resultados ainda melhores”, completou Átila.