O paulista Tuka Rocha estará disputando neste final de semana a rodada dupla da Fórmula 3 Inglesa, em Rockingham. O piloto, que corre na Superfund World Series, recebeu um convite da equipe malaia Team Syr para participar das 15ª e 16ª etapas da categoria neste domingo (dia 3 de agosto).
De acordo com Tuka, a oportunidade surgiu depois que o chefe da equipe Syr, Soong Yap, conversou com o brasileiro Nelsinho Piquet, que está disputando sua primeira temporada na Inglaterra, e demonstrou interesse em ter um piloto experiente para ajudar no desenvolvimento da equipe, que não vem conseguindo resultados expressivos. O time está fazendo sua estréia no forte campeonato inglês e disputou as primeiras provas com pilotos malaios.
“Estou muito feliz com este convite. A equipe procurava um piloto experiente para disputar as provas e o Nelsinho me indicou”, contou Tuka. “Como teremos um grande intervalo até a próxima prova da World Series, acho que essa será uma boa oportunidade para eu estar participando de um dos campeonatos mais fortes da Europa. Sei que a equipe tem um bom equipamento, mas este é um carro muito difícil para se pilotar. Não tenho idéia de como será a nossa performance, mas espero fazer o máximo para retribuir essa oportunidade que eles estão me dando”, comentou o brasileiro.
Em Rockingham, a equipe Syr estará correndo com três carros: um será pilotado por Tuka, outro pela britânica Katherine Anne Legge e o outro pelo malaio Rizal Ramli.
Tuka ressalta que este carro é totalmente diferente do que ele pilotou na F-3 Sul-americana, em 2001, quando foi vice-campeão da categoria Light. “Corri com um chassi 94 na F-3 Sul-americana e agora estarei pilotando um carro 2003. Ou seja, são quase 10 anos de diferença. É um carro totalmente diferente, mas espero que minha experiência neste 1 ano e meio na World Series possa me ajudar a superar a falta de conhecimento do carro”, destacou o piloto.
O brasileiro viajou no último sábado (dia 26 de julho) para a Inglaterra. Tuka nunca esteve no circuito de Rockingham, mas pretende aprender um pouco mais sobre o traçado de 2,443 milhas (aproximadamente 3,93 km), antes dos treinos livres da próxima sexta-feira (dia 1º de agosto). “Quero descobrir o máximo sobre o carro e a pista”, completou Tuka.
A equipe Syr disputa o campeonato com chassis Dallara, pneus Avon e é um dos poucos times com motor Opel (a maioria utiliza o Mugen-Honda).
Confira a programação para este final de semana em Rockingham (horários de Brasília):
Sábado (dia 2)
6h20 às 6h50 – Classificação para a 15ª etapa
10h40 às 11h10 – Classificação para a 16ª etapa
Domingo (dia 3)
7h30 – Largada da 15ª etapa (15 voltas)
11 horas – Largada da 16ª etapa (15 voltas)