A conseqüência imediata de ter vencido oito provas consecutivas, largado sete vezes da pole position, e estabelecido nove voltas mais rápidas no competitivo Campeonato Alemão de Fórmula 3, onde é o líder disparado, foi o convite que o brasileiro João Paulo Oliveira (JB Motorsport) recebeu da equipe inglesa Alan Docking Racing para disputar o Marlboro Masters F-3 em Zandvoort, na Holanda, no dia 10 de agosto, considerado como um mini-mundial da categoria.
A repercussão do sucesso de João Paulo chegou rapidamente na Inglaterra, onde ele foi protagonista de uma matéria na revista Autosport, a mais conceituada do mundo sobre automobilismo, em que foi enfocado como uma estrela para ser acompanhada. A partir daí, o dono de uma melhores equipes da Fórmula 3 inglesa fez o convite para o brasileiro participar de um dos principais eventos mundiais do automobilismo, com o terceiro carro de seu time. “A ADR foi uma surpresa muita bem vinda. Das equipes inglesas, era a única em que eu realmente não conhecia ninguém. O que aconteceu é que o Alan Docking conhece muito bem uma pessoa de Amesterdã que está me ajudando, e pediu para transmitir o convite”, explicou o líder da Fórmula 3 alemã, que inicialmente não iria participar desta prova. “A JB Motorsports, equipe em que eu corro na Alemanha, decidiu não ir para o Masters porque o investimento para ser competitiva neste evento seria muito grande, e eles preferiram se concentrar somente no campeonato alemão”, contou o piloto de 22 anos de idade.
João Paulo Oliveira está entusiasmado em participar do festival anual de Fórmula 3 na Holanda, mas sabe que enfrentará várias dificuldades para alcançar bom resultado. “O Marlboro Masters é um torneio em que tudo faz diferença, cada milésimo de segundo que você ganha faz diferença no final da volta. Portanto, o mais importante é estar com o carro bem preparado”, acredita o paulista. Uma das dificuldades de entrar em uma equipe somente para uma corrida importante como essa, é a falta de entrosamento com o engenheiro e do conhecimento do sistema de trabalho do time, aliado à falta de experiência do piloto e da equipe com os pneus Kumho, marca adotada no Campeonato Europeu de Fórmula 3, e que será adotada obrigatoriamente no Masters. “Vou usar a minha experiência para passar para a equipe o que eu quero do carro, e espero que dê tudo certo”, torce JP, como o brasileiro é conhecido na Alemanha.
A Alan Docking Racing vai fazer um “shakedown” de seus três carros na próxima terça-feira (05/8) em Pembrey, na Grã Bretanha, em João Paulo terá o seu primeiro contato pessoal com a equipe. Em Zandvoort serão apenas 40 minutos de treinos livres antes da classificação, por isso será fundamental que o brasileiro se familiarize com o carro e o time antes de chegar lá. “O plano é fazer essa corrida e ver o que acontece. A possibilidade de fazer as corridas internacionais do fim do ano em Macau e Coréia também existe, porém, somente depois dessa é que vamos sentar e discutir”, avisa João Paulo, o piloto brasileiro de mais sucesso no automobilismo internacional neste ano.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.