A temporada 2005 da Fórmula 3 Européia chega a sua metade neste final de semana (dias 25 e 26) com a disputa da quinta rodada dupla no circuito alemão de Oschersleben. Os treinos já começam nesta quinta-feira (23). Uma das provas será realizada no sábado, a partir das 7h40 (de Brasília), e outra no domingo, com largada às 6h50.
A categoria volta a ser disputada depois de uma pausa para a 15ª edição do Marlboro Masters, vencida pelo líder do campeonato: o britânico Lewis Hamilton. O brasileiro Átila Abreu, que também correu a tradicional prova na Holanda e terminou em 15º lugar, espera voltar a pontuar na Fórmula 3 Européia e está confiante em um bom resultado no circuito de 3.667 km.
Piloto oficial da montadora Mercedes-Benz e integrante do seu programa de jovens talentos, foi justamente em Oschersleben que o brasileiro realizou testes ao final de 2004 e foi selecionado para o grupo.
“Apesar de não ter feito o teste com a minha equipe atual, treinei durante três dias em Oschersleben, então já vou chegar para as etapas com um conhecimento maior sobre a pista utilizando um Fórmula 3”, explicou o piloto da Mücke Motorsport.
Em 2004, Átila também disputou duas provas no circuito pela Fórmula BMW Alemã e chegou duas vezes ao pódio: um segundo e um terceiro lugar. “É uma pista travada, estreita, de média velocidade e que ‘facilita’ muito o erro dos pilotos. São grandes as chances de escapar e ficar pela brita. É um traçado bem técnico e que exige concentração total”, comentou.
Para o piloto, o foco principal será conseguir um bom lugar no grid, especialmente porque Oschersleben também tem poucos pontos de ultrapassagem. “Temos conseguindo mostrar uma performance constante nas últimas corridas, mas precisamos melhorar nossa colocação no grid. Por isso, desde os primeiros testes vamos estar focados no acerto do nosso carro para as tomadas”, afirmou.
“É muito difícil ultrapassar aqui, acredito que será uma corrida com poucas ultrapassagens, só se o piloto que estiver a sua frente errar mesmo. Então é extremamente importante largar bem, porque mesmo que você tenha um carro bom na corrida, mas largue lá atrás é difícil pontuar. E o nosso objetivo aqui será este: voltar a zona de pontos, de preferência chegando entre os seis primeiros”, finalizou o piloto de apenas 18 anos.