Os pilotos da Fórmula 3 Européia iniciam neste final de semana (dias 16 e 17) a segunda metade da temporada 2005 no circuito de rua de Norisring, na Alemanha. A pista traz boas recordações para o brasileiro Átila Abreu, piloto oficial da Mercedes-Benz, que está confiante em um bom desempenho no traçado de 2,3 km.
Nesta sexta-feira (15), haverá uma sessão de treino livre e a definição do grid para a 12ª etapa, que acontecerá no domingo. Sábado será o dia da classificação e disputa da 11ª prova do ano.
“Gosto muito do circuito de Norisring. Na Fórmula BMW Alemã, sempre andei muito bem nesta pista. Foi aqui que conquistei meu primeiro pódio com um monoposto (terceiro lugar), em 2003, e no ano passado também terminei duas vezes em segundo lugar. É um traçado curto, então os tempos devem ser muito próximos”, declarou o piloto de Sorocaba, no interior de São Paulo.
“A única coisa que me preocupa são os pontos de freada, o que nesse circuito é muito importante. Infelizmente nas últimas corridas, enfrentamos problemas nesse aspecto, mas estou estudando uma forma de resolver isso com o meu engenheiro e, se tudo der certo, temos grandes chances de terminar entre os seis primeiros”, prevê o piloto da equipe Mücke Motorsport.
“Na verdade, o circuito tem longas retas, três curvas, sendo que duas delas exigem bastante dos freios. Parece fácil falando, mas apesar de ser uma pista de rua ela é larga e você tem várias opções de traçado. Mas com certeza vai ser o circuito com mais pontos de ultrapassagens até aqui na temporada”, destacou.
“Apesar de muito interessante e divertido, o circuito é bastante cansativo, porque o asfalto tem muitas ondulações. Então exige uma constância muito grande do piloto”, completou Átila Abreu.
O líder da temporada 2005 da Fórmula 3 Européia é o britânico Lewis Hamilton, da equipe ASM F3, com 86 pontos. Mais dois brasileiros disputam a categoria: os paulistas Lucas di Grassi, da equipe Manor Motorsport, e Fábio Carbone, da Signature.