Átila Abreu foi o quinto em Zandvoort

O circuito holandês de Zandvoort foi palco neste sábado (dia 27) da 15ª etapa da Fórmula 3 Européia. A corrida foi marcada pelo acidente que envolveu os primeiros colocados logo na largada. O britânico Lewis Hamilton, que largava na pole position e lidera o campeonato, se chocou com o seu companheiro e vice-líder Adrian Sutil ainda na primeira curva e os dois abandonaram.

O brasileiro Lucas di Grassi assumiu a ponta, mas também na primeira volta acabou se retirando após levar uma batida do escocês Paul di Resta. Mais atrás outros três pilotos também se chocaram. Kohei Hirate rodou e o brasileiro Fabio Carbone e o britânico James Rossiter acabaram batendo. Com tantos incidentes, a corrida teve logo no início a entrada do safety car.

A vitória ficou com o francês Guillaume Moreau, da equipe Signature, seguido pelo alemão Sebastian Vettel, da Mücke Motorsport, e o francês Franck Perera, da Prema Powerteam.

O brasileiro Átila Abreu saiu ileso das confusões e terminou na quinta colocação, depois de largar em 15º. Com o resultado, o piloto somou novos pontos no campeonato e subiu para o 15º lugar na classificação geral. Lewis, que larga na pole novamente na etapa deste domingo, segue na liderança (com 120 pontos) e ainda tem chances de ser campeão neste final de semana. Ele lidera com 39 pontos de vantagem para Sutil.

“Meu carro continuou com um balanço muito ruim, mas tive sorte de estar no lugar certo na hora certa e aproveitei algumas chances na largada e relargada para conquistar posições. Na largada, passei o (Esteban) Guerrieri e na terceira curva ultrapassei o (Hannes) Neuhauser, ficando em sétimo. Na relargada, ganhei a posição do (Guiedo) van der Garde e, como o Di Resta levou uma punição, pulei para 5º. Também tive sorte de não me envolver nas batidas”, comentou o brasileiro.

“Depois disso, procurei não forçar o equipamento, porque o carro escapava muito e preferi manter a diferença do piloto que vinha atrás de mim para assegurar esses pontos, que eram muito importantes”, explicou Átila.

A corrida deste domingo terá sua largada às 6h40 (de Brasília). Lucas di Grassi é o melhor brasileiro no grid e sai em segundo. Átila larga em 12º e Carbone é o 16º.

“Amanhã, a história é outra. Infelizmente, o carro continua saindo muito de traseira. Estou torcendo pela chuva, o que pode me ajudar”, finalizou o piloto oficial da montadora Mercedes-Benz.