Após a rodada dupla correspondente a 15a e 16a etapas da temporada 2005 do Campeonato Japonês de Fórmula 3, disputada no circuito de Fuji no último final de semana (27 e 28/8), o brasileiro João Paulo de Oliveira colocou uma mão no título deste ano. Com um quarto lugar e uma vitória nas duas corridas, respectivamente, o piloto da Tom’s Toyota pulou para 238 pontos na tabela de classificação e manteve os 56 pontos de vantagem para seu principal rival, o companheiro de equipe Kazuki Nakajima, filho do ex-piloto de F-1 Satoru Nakajima.
De acordo com o regulamento do certame nipônico, cada piloto poderá descartar os quatro piores resultados conquistados durante a temporada. Se levarmos em conta que João Paulo não termine três das quatro últimas provas em Mine (10 e 11/09) e Motegi (22 e 23/10) – já que um de seus descartes é um 12o lugar e apenas os 10 primeiros pontuam – e Nakajima vença todas as provas, somando 80 pontos (20 por vitória), a diferença final seria de 13 pontos (251 a 238). Sendo assim, se o brasileiro terminar na segunda posição em qualquer uma das quatro corridas, conquistando 15 pontos, ele conquistará o título, independente dos resultados de Nakajima. “Não me interessa fazer estas contas. Estou aqui para vencer corridas e o eventual título deverá ser uma conseqüência dos bons resultados que procuro a cada corrida”, enfatiza João Paulo.
Piloto brasileiro de maior sucesso no exterior nos últimos três anos, somando seis vitórias, sete pole positions e oito voltas mais rápidas nas 16 provas disputadas em 2005, João Paulo atravessa o melhor momento de sua carreira. Campeão da F-3 Alemã em 2003, e vice-campeão japonês no ano passado, seu trabalho foi reconhecido recentemente pelo jogador de futebol Ronaldo e pelo bicampeão mundial de F-1 Emerson Fittipaldi, que o convidaram para testar o carro da equipe brasileira da A1 Grand Prix, categoria auto-intitulada a Copa do Mundo do automobilismo, impressionando a todos pela qualidade das informações transmitidas aos engenheiros sobre o acerto do carro.
Confira os resultados deste final de semana:
15a etapa:
1. Paolo Montin (ITA), 15 voltas
2. Kazuki Nakajima (JAP)
3. Naoki Yokomizo (JAP)
4. João Paulo de Oliveira (BRA)
5. Roberto Streit (BRA)
6. Daisuke Ikeda (JAP)
7. Hideto Yasuoka (JAP)
8. Hideki Mutoh (JAP)
9. Taku Bamba (JAP)
10. Koki Saga (JAP)
16a etapa:
1. João Paulo de Oliveira (BRA), 21 voltas
2. Kazuki Nakajima (JAP)
3. Paolo Montin (ITA)
4. Taku Bamba (JAP)
5. Roberto Streit (BRA)
6. Hideki Mutoh (JAP)
7. Koudai Tsukakoshi (JAP)
8. Hideto Yasuoka (JAP)
9. Koki Saga (JAP)
10. Yasuhiro Takasaki (JAP)