Realizadas neste sábado no circuito alemão EuroSpeedway, as tomadas de tempo e a corrida válidas pela 17ª etapa do Campeonato Europeu de Fórmula 3 foram marcadas pelo clima inconstante e muita confusão por parte de pilotos e engenheiros, que tentavam deduzir qual seria o melhor acerto para ir à pista. O maior drama aconteceu na corrida, quando estava ainda mais difícil adivinhar se choveria ou não durante todas as 20 voltas pelos 3.442 metros da pista. No final, quem apostou que a chuva cessaria na fase de encerramento da prova acabou beneficiado: “Nossa equipe apostou que choveria o tempo todo. Me dei mal”, resumiu o brasileiro Lucas Di Grassi, piloto do RDD, programa que apóia novos talentos financiado pela equipe Renault de F-1. “Eu estava em quarto na prova, mas nas últimas dez voltas o piso começou a secar. Meus pneus se deterioraram rapidamente e criaram bolhas. No final, meu carro patinava nas curvas e o máximo que podia fazer era me defender. Ainda bem que deu pelo menos para pontuar”, continua Lucas, que terminou em oitavo.
Considerada a melhor equipe de Fórmula 3 do mundo – tanto que domina o Campeonato Europeu, o mais competitivo da categoria –, a equipe francesa ASM já garantiu os dois primeiros lugares na classificação, com o inglês Lewis Hamilton e o alemão Adrian Sutil, respectivamente. Mas longe de perder a emoção, o torneio agora volta seus olhos para a disputa do terceiro lugar, na qual Lucas é um grande destaque. O brasileiro era o terceiro colocado ao chegar ao circuito alemão, mas com a corrida de hoje caiu para quarto, apesar de estar apenas um ponto atrás do francês Franck Perera – quinto colocado na prova deste sábado. “Na corrida de amanhã (domingo), o Franck e eu largaremos em terceiro e quarto lugares respectivamente; ou seja, lado a lado na segunda fila”, observa Lucas. “Sei que não é a mesma coisa que disputar um título, mas ainda assim nenhum de nós quer ceder um centímetro nesta briga”.
Depois da prova deste sábado, Franck Perera soma 55 pontos, contra 54 de Lucas. Mais quatro pilotos também estão na briga: o alemão Sebastian Vettel (49 pontos), o inglês James Rossiter e o francês Loïc Duval (47), além do francês Guillaume Moreau (35), que tem apenas chances matemáticas de ser o terceiro colocado. Na 17ª etapa, o Brasil foi ainda representado por Átila Abreu (sétimo colocado) e Fábio Carbone, que abandonou faltando uma volta para o encerramento. Carbone é o 13º colocado, com 14 pontos, seguido por Átila, que soma 12.
A 18ª etapa terá largada às 6h50, no horário de Brasília. Veja a seguir o resultado da 17ª etapa do Campeonato Europeu de Fórmula 3:
1) Lewis Hamilton (Inglaterra), 20 voltas em 31min10s310, média de 132,504
2) Giedo van der Garde (Holanda), a 8s410
3) Sebastian Vettel (Alemanha), a 16s442
4) Adrian Sutil (Alemanha), a 17s990
5) Franck Perera (França), a 24s091
6) Guillaume Moreau (França), a 27s435
7) Átila Abreu (Brasil), a 32s313
8) Lucas Di Grassi (Brasil), a 35s698
9) Hannes Neuhauser (Áustria), a 36s277
10) Marco Bonanomi (Itália), a 39s177
20) Fábio Carbone (Brasil), a 1 volta
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.