Luta pelo 3º lugar fica mais fechada

Segundo colocado na 18ª etapa do Campeonato Europeu de Fórmula 3, realizada neste domingo no circuito alemão EuroSpeedway, o escocês Paul Di Resta acabou perdendo o resultado devido a uma irregularidade técnica: sobrou apenas 0,98 litro de gasolina em seu tanque de combustível, ao invés de 1,5 litro, como manda o regulamento. Com a decisão dos comissários, o resultado da prova e a pontuação do torneio foram alterados. Agora, o alemão Adrian Sutil fica com o segundo lugar. Já o brasileiro Lucas Di Grassi passa a ocupar o terceiro posto no pódio, enquanto os franceses Guillaume Moreau e Franck Perera subiram para quarto e quinto colocados, respectivamente.

Com o vencedor da corrida, Lewis Hamilton (Inglaterra), e Sutil já confirmados como campeão e vice do torneio, a disputa pelo terceiro lugar é o centro das atenções e a exclusão de Di Resta da prova acabou afetando esta briga. Entre os candidatos, apenas Di Grassi (60 pontos na classificação geral), Franck Perera (59) e Guillaume Moreau (40, apenas com chances matemáticas) foram beneficiados, já que Sebastian Vettel (Alemanha, 49), Loïc Duval (França, 47 pontos) e James Rossiter (Inglaterra, 47) terminaram a prova fora da zona de pontuação. Ficou mais difícil para estes últimos tomarem a colocação de Di Grassi, que somou mais pontos – juntamente com Franck Perera e Guillaume Moreau.

“Eu lamento muito pelo Paul (Di Resta), meu companheiro de equipe na Manor Motorsport, que pilotou muito bem no EuroSpeedway”, comentou Lucas. “Ele deu azar. Todas as equipes sempre fazem a conta de consumo justinha, de forma a sobrar o mínimo possível de gasolina no tanque para reduzir o peso. Mas, no caso do Paul, acho que o consumo foi um pouco maior do que o esperado e acabou sobrando menos do que o calculado. É um risco que todos nós corremos”.