Até agora foram sete vitórias, nove voltas mais rápidas e seis pole positions em 10 provas disputadas. O que pode parecer um domínio absoluto, não se reflete assim na pontuação do certame. O paulista Danilo Dirani (Funcional Card/Óculos Rudy Project/Cesário F3/Rádio Jovem Pan) tem apenas 13 pontos de vantagem sobre o seu conterrâneo Lucas Di Grassi (Yahoo) na liderança do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, que realizará a sexta rodada dupla em Curitiba (PR), neste final de semana (16 e 17/7), quando estarão em jogo 40 pontos. “Este campeonato está super competitivo, e deve ser decidido só no final da temporada”, opinou o líder, que soma 162 pontos.
Apesar de ser um circuito que guarda com carinho em sua memória, por ter sido palco de sua primeira vitória na Fórmula 3, no ano passado, Danilo Dirani acha que poderá ter duas corridas difíceis em Curitiba. “Eu venci minha primeira corrida nesta pista, e fui o mais rápido nos testes que fizemos na semana retrasada. Mas todo mundo está trabalhando, e vi na última rodada dupla que a diferença entre a Cesário F-3, a minha equipe, é bem pequena em relação à Avallone Motorsport, equipe do Lucas Di Grassi”, alerta o atual vice-campeão, que já é o quinto maior vencedor da principal categoria sul-americana do automobilismo, com nove vitórias. Mas o que anima o líder do campeonato é o fato de ter garantido um bom desempenho em todas as cinco pistas por onde a Fórmula 3 Sul-americana passou nesta temporada. “Eu venci em todas as pistas, fiz a volta mais rápida em todas elas, e detenho o recorde delas. Se mantiver este ritmo, devo conseguir bons resultados em Curitiba e manter a minha liderança do campeonato”, acredita o representante da Funcional Card/Óculos Rudy Project/Cesário F3/Rádio Jovem Pan.
A prioridade de Danilo Dirani para as 11ª e 12ª etapas do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 é manter a vantagem de 13 pontos que tem na ponta da competição. “Sei que vai ser difícil, mas pretendo brigar pela pole. Mas isto não é primordial, pois além de não valer pontos, nos 3.707 metros deste circuito tem lugares com muito vácuo, como no retão, e pelo menos três pontos de ultrapassagem. E mesmo não largando na ponta, eu já demonstrei que tenho condições de recuperar terreno”, acredita o piloto da Funcional Card/Óculos Rudy Project/Cesário F3/Rádio Jovem Pan, que na última prova disputada, no domingo passado em Oberá (Argentina), a exemplo de uma etapa no Rio de Janeiro, largou em segundo e venceu, depois de bater mais um recorde. “Mas o que me interessa mesmo é manter a liderança do campeonato, pois está todo mundo trabalhando muito e a briga vai ser cada vez mais apertada”, planeja Dirani.
A classificação do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 depois de dez etapas está assim:
1) Danilo Dirani, 162 pontos;
2) Lucas di Grassi, 149;
3) Fernando Rees, 84;
4) Daniel Landi, 74;
5) Henrique Favoretto, 72;
6) Alan Hellmeister, 69;
7) Xandinho Negrão, 61;
8) Luc Baumer, 35;
9) Daniel Scandian, 18;
10) Juliano Moro, 16;
11) Jaime Câmara, 15;
Rodrigo Ribeiro, 15;
12) João Barion, 14;
13) Duda Azevedo, 11;
14) Bruno Bari, 5;
15) Daniel Lancaster, 4;
16) Hyberon Cysne, 3;
17) Thiago de Roure, 2;
18) Paulo Salustiano, 1 ponto.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.