O brasileiro Lucas Di Grassi largará da primeira fila na 20ª e última etapa do Campeonato Europeu de Fórmula 3, prova que será disputada neste domingo no circuito alemão de Hockenheim. Melhor piloto no treino livre realizado pela manhã desta sexta-feira, repetindo a performance assinalada nos treinos de ontem, quando também foi o mais rápido, Di Grassi acabou por obter o segundo lugar nas tomadas de tempo para o grid, realizadas na parte da tarde de hoje na Alemanha. Lucas também liderou as tomadas até colocar o segundo jogo de pneus novos. No final do treino, o atual campeão, Lewis Hamilton (Inglaterra), da superequipe francesa ASM, cravou uma marca meio segundo melhor que a do brasileiro. “Quando vi o tempo dele, pensei: já era”, resume Di Grassi. “Mas, não desanimei. Imediatamente, tentei dar o troco, explorando o carro e a pista ao máximo. Consegui tirar três décimos da diferença, mas não deu para recuperar a pole”.
Mas o paulista de 21 anos está mesmo de olho em outros pilotos: o alemão Sebastian Vettel e o francês Franck Perera, que disputam com ele a terceira colocação na temporada. Bom conhecedor do circuito por ser um piloto local, Vettel sairá do sétimo lugar, enquanto o francês Perera, que é veterano na categoria, parte do 11º posto do grid.
Com 60 pontos, Lucas é o atual ocupante do terceiro lugar na tabela de pontuação e o fato de ter conquistado o segundo posto no grid o deixou bastante animado. “Em corridas, não dá para comemorar muito antes da bandeirada final, mas acho que fizemos um bom trabalho visando terminar este meu primeiro ano na F-3 Européia no terceiro lugar”, comentou Di Grassi, que há duas semanas testou o Renault F1 do campeão mundial Fernando Alonso. “Amanhã, tenho que repetir este desempenho, pelo menos”, continua Lucas, referindo-se às tomadas de tempo e à corrida válidas pela 19ª e antepenúltima etapa da temporada. Franck Perera é o quarto na tabela, com 58 pontos, seguido de perto por Sebastian Vettel (57). Os títulos de campeão e vice já estão garantidos pelos pilotos Lewis Hamilton e Adrian Sutil (Alemanha), ambos da superequipe ASM.
Entre os demais brasileiros, Átila Abreu largará no domingo da quarta fila (oitavo lugar), enquanto Fábio Carbone sairá da décima (20ª posição no grid). A 20ª e última etapa será realizada às 8h05 do domingo. Mas antes, neste sábado, os pilotos voltam à pista para a disputa do grid e da prova da 19ª etapa, às 5h00 e às 8h45, sempre no horário de Brasília.
Grid para a 20ª etapa, a ser disputada no domingo:
1) Lewis Hamilton (Inglaterra), 1min34s132, média de 174,929 km/h para os 4.574 metros de Hockenheim
2) Lucas Di Grassi (Brasil), a 0s228
3) Guillaume Moreau (França), a 0s456
4) Maximilian Götz (Alemanha), a 0s578
5) Giedo van der Garde (Holanda), a 0s683
6) Paul Di Resta (Escócia), a 0s768
7) Sebastian Vettel (Alemanha), a 0s853
8) Átila Abreu (Brasil), a 0s995
9) Loïc Duval (França), a 1s023
10) James Rossiter (Inglaterra), a 2s031
20) Fábio Carbone (Brasil), a 2s537
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.