Não é a briga pelo título, mas ainda assim está agitando o Campeonato Europeu de Fórmula 3. A disputa pelo terceiro lugar na temporada 2005 ficou reduzida a dois nomes: o do brasileiro Lucas Di Grassi e do francês Franck Perera, este último considerado um dos favoritos ao título no início do ano, devido à sua experiência na categoria e ao histórico da equipe italiana Prema Powerteam. A decisão acontece neste domingo, a partir das 8h05 (horário de Brasília), quando se realiza a 20ª e última etapa da temporada, no circuito alemão de Hockenheim.
Na corrida disputada neste sábado e válida pela 19ª etapa, Lucas obteve o segundo lugar no grid definido horas antes da largada. Sob chuva, o brasileiro terminou a prova nesta mesma posição, atrás apenas do atual campeão, o inglês Lewis Hamilton, que largou da pole. Franck Perera, que chegou a ocupar o terceiro lugar e a pressionar o brasileiro nas voltas iniciais, acabou na quarta colocação, atrás do alemão Maximillian Götz. Com o resultado, Di Grassi passou a somar 68 pontos, contra 63 de Franck Perera. Outro piloto que tinha chances de terminar o ano em terceiro até esta corrida, o alemão Sebastian Vettel não pontuou e agora está fora do páreo.
“Tive trabalho apenas nas voltas iniciais, quando o Perera e o Götz estavam andando junto comigo”, conta Lucas, que integra o Renault Driver Development Program, ou Programa de Desenvolvimento de Pilotos Renault, mantido pela equipe francesa de Fórmula 1. “Depois, eu me distanciei um pouco e eles se engalfinharam até o Franck errar e passar direto em uma curva, deixando o terceiro lugar para o Götz”. Na prova final deste domingo, Di Grassi novamente largará do segundo lugar, enquanto Franck Perera sairá do 11º posto. Para garantir o terceiro lugar independentemente do resultado do francês, Lucas precisa terminar entre os quatro primeiros colocados. Já Franck Perera tem que chegar no mínimo em terceiro e, neste caso, torcer para que o brasileiro não pontue.
A atenção incomum que as equipes e pilotos do Campeonato Europeu têm dado à decisão do terceiro lugar se deve ao domínio verdadeiramente avassalador imposto pela equipe francesa ASM em 2005. Nas 19 corridas disputadas até agora, seus pilotos venceram nada menos do que 16, muitas com extrema facilidade – uma de suas derrotas foi justamente para Lucas Di Grassi. Devido aos recursos técnicos e financeiros do time francês, o torneio acabou se dividindo em duas disputas: uma entre os dois pilotos da ASM – Lewis Hamilton e Adrian Sutil, respectivamente campeão e vice antecipados da temporada – e outra competição entre os demais. “Lógico que ninguém aqui acha que o terceiro lugar tem o mesmo valor que o título”, resume Lucas. “Mas há sim um valor simbólico, pois nesta categoria, pelo menos em 2005, ninguém sequer chegou perto de ter equipamento para encarar a ASM”.
Mais dois brasileiros competiram em Hockenheim. Átila Abreu terminou na nona colocação, enquanto Fábio Carbone abandonou a corrida faltando dez das 17 voltas disputadas. Confira o resultado da 19ª etapa:
1) Lewis Hamilton (Inglaterra), 17 voltas em 31min31s136, média de 149,144 km/h para os 4.574 metros do circuito de Hockenheim
2) Lucas Di Grassi (Brasil), a 14s230
3) Maximillian Götz (Alemanha), a 16s553
4) Franck Perera (França), a 24s345
5) Loïc Duval (França), a 27s736
6) James Rossiter (Inglaterra), a 28s523
7) Marco Bonanomi (Itália), a 31s772
8) Esteban Guerrieri (Argentina), a 40s439
9) Átila Abreu (Brasil), a 41s607
10) Hannes Neuhauser (Áustria), a 47s046
14) Fábio Carbone (Brasil), a 10 voltas (abandonou)
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.