Sudam: Rees fala em encomodar os líderes

A temporada 2003 da Fórmula 3 Sul-Americana tem sido marcada por dois cenários distintos. Em um deles, dois pilotos — Danilo Dirani (Cesário F3) e Lucas Di Grassi (Avallone Sports) — centralizam a disputa pela liderança do Campeonato, enquanto outra disputa, envolvendo pelo menos quatro pilotos, vale a terceira posição na tabela de pontuação. O paulista Fernando Rees (Alitalia/Cesário F3) vem se destacando nesse segundo cenário e nas últimas duas rodadas duplas pulou da oitava para a terceira posição na classificação. Agora, no próximo final de semana, em Curitiba, no Paraná, Rees pretende incomodar os líderes durante a sexta rodada dupla da Fórmula 3 Sul-Americana.

“Preciso diminuir a distância que me separa dos dois primeiros colocados”, admite Rees. “O Dirani e o Di Grassi tiveram um início de temporada muito bom e abriram vantagem na tabela, mas o que me preocupa agora é a diferença de rendimento nas corridas”, reflete o piloto paulista, que trabalha duro para brigar por posições na primeira fila do grid de largada nas duas provas da rodada curitibana. “Nas últimas provas eles saíram na primeira fila e dispararam na frente”, lembrou Rees, referindo-se à quinta rodada do torneio, realizada no último final de semana, em Oberá, na Argentina. “Agora tenho que aproveitar o fato de correr em uma pista conhecida para me meter nessa briga.”

Assumir a condição de algoz da dupla que lidera a pontuação do Campeonato não chega a assustar o estreante Fernando Rees. “É uma pressão que motiva”, explica. “A minha equipe (Cesário F3) está trabalhando para combater o avanço da Avallone Sports, equipe do Di Grassi. Naturalmente vou participar e me beneficiar disso”, acrescenta. “Já o Dirani, que corre comigo na Cesário, é um piloto com muita experiência na F3 e um excelente parâmetro para um estreante, como eu”, analisa o piloto paulista.

Com 10 das 18 etapas da temporada já realizadas, Danilo Dirani ocupa a primeira posição na tabela, com 162 pontos. Di Grassi vem a seguir, com 149, enquanto Rees soma 84 pontos. “Meu objetivo agora é brigar por vitórias, andar na frente junto com eles e com quem mais entrar nesse pelotão”, avisa o terceiro colocado na tabela, que venceu a sétima etapa do Campeonato, em julho, no circuito de Interlagos (SP). “Não posso simplesmente me acomodar com a terceira colocação só porque os dois abriram muito na tabela”, conclui Fernando Rees.

Confira a pontuação da temporada após 10 etapas:

1) Danilo Dirani (Cesário F3) – 162 pontos

2) Lucas Di Grassi (Avallone Sports) – 149

3) Fernado Rees (Cesário F3) – 84

4) Daniel Landi (Avallone Sports) – 75

5) Allan Hellmeister (Amir Nasr Racing) – 69

6) Henrique Favoretto (Dragão Racing) – 68

7) Xandynho Negrão (Piquet Sports) – 61

8) Luc Baumer (Baumer Racing) – 35

9) Daniel Scandian (Dragão Racing) – 18

10) Juliano Moro (Amir Nasr Racing) – 16