Sudam: Danilo Dirani domina a temporada

O paulista Danilo Dirani (Funcional Card/Óculos Rudy Project/Cesário F3) entrou definitivamente para a história da Fórmula 3 Sul-Americana. Depois de um fim de semana arrasador em Curitiba, quando ele conquistou as duas pole positions, estabeleceu as duas voltas mais rápidas, e venceu de ponta a ponta as duas corridas disputadas, ele aparece nas estatísticas como um dos cinco pilotos com melhor desempenho desde a criação da categoria continental, em 1987. Com doze etapas realizadas, ele venceu nove provas, realizou onze voltas mais rápidas, largou oito vezes da pole position, e detém o recorde de quatro pistas por onde o certame passou, liderando com 202 pontos, 38 à frente de Lucas Di Grassi, o vice-líder.

A performance de Danilo Dirani desde que estreou na Fórmula 3 no ano passado, quando conquistou o vice-campeonato, pode ser comparada bem de perto com a de Nelson Ângelo Piquet, campeão de 2002 e líder na maioria das estatísticas, e com o argentino Nestor Furlan, tetra-campeão da categoria. Em 30 provas disputadas, Dirani venceu em 36,66% das oportunidades, só superado por Nelsinho, que obteve o índice de 59,26%. No quesito pole positions, o filho de Nelson Piquet atingiu a marca de 70,37%, seguido de Bruno Junqueira, atualmente na Fórmula Mundial, com 34,28%, e do veterano Furlan, com 33.33%. Faltando ainda seis provas para o encerramento da temporada, Dirani já aparece em quarto, com exatos 30% de pole positions nas históricas estatísticas. “Para mim é uma surpresa. Eu ainda não tinha tido a curiosidade em ver estes números. Mas fico contente em saber que tive um desempenho bem próximo a estes três pilotos tão bons”, comentou o piloto da Funcional Card/Óculos Rudy Project/Cesário F3. “Fico mais orgulhoso ainda em ter conquistado a 41ª vitória da Cesário F-3”, emendou Dirani, que levou a sua equipe a empatar com a Amir Nasr Racing em número total de vitórias, no cômputo dos times mais vitoriosos nos 17 anos da categoria.

Os excelentes resultados de Danilo Dirani na Fórmula 3 são creditados pelo próprio piloto à experiência que vem adquirindo, e ao perfeito entrosamento com a equipe Funcional Card/Óculos Rudy Project/Cesário F3 e com seu Dallara/Honda. “Pude treinar bastante antes e durante este campeonato, e com isso aprendi muito mais do que no ano passado. Hoje temos um acerto muito bom para o meu jeito de guiar”, explica o líder do Campeonato, que não precisa mais vencer até o final da temporada para conquistar o título, tamanha é a sua vantagem. Basta que ele chegue em segundo em quatro etapas, e em terceiro em duas, para ainda continuar na frente. “Mas eu ainda não ganhei nada. Eu corro para vencer, e não para administrar os resultados. Não me importa a vantagem que eu tenho, eu quero correr para ganhar. Título, recordes e estatísticas só valem se você for um vencedor. É o que eu persigo”, afirma Danilo, que já perdeu corridas por não se contentar em ficar atrás.

A sétima rodada dupla do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 vai ser realizada em Piriápolis, no Uruguai, nos dias 20 e 21 de setembro.

Os dez primeiros na classificação da F-3 depois de 12 provas são:

1) Danilo Dirani, 202 pontos;

2) Lucas di Grassi, 164;

3) Fernando Rees e Alan Hellmeister, 96;

5) Xandynho Negrão, 81;

6) Daniel Landi, 74;

7) Henrique Favoretto, 72;

8) Luc Baumer, 35;

9) Jaime Câmara Neto, 31;

10) João Barion, 26 pontos.

Visite o site www.danilodirani.com.br