O brasileiro Sérgio Jimenez teve um fim de semana perto da perfeição na rodada dupla que o Campeonato Espanhol de Fórmula 3 realizou no circuito de Jarama, valendo pela quinta e sexta etapas da temporada. No sábado, depois de largar em segundo, ele obteve sua primeira vitória e passou à vice-liderança do torneio. Já neste domingo Jimenez largou em sexto devido à regra que inverte a posição dos seis primeiros para a segunda prova da rodada e não desperdiçou a oportunidade: terminou no segundo lugar e agora está a oito pontos do líder Ricardo Risatti, da Argentina, um veterano de quatro temporadas no torneio que tem em Jarama sua pista-sede para treinos. Ao chegar ao circuito localizado nos arredores de Madri, Jimenez tinha nove pontos de distância para o então líder Nicolas Prost (francês filho do tetracampeão de F1 Alain Prost), mas era o quinto na tabela de pontuação.
“O mais fantástico deste fim de semana foi ter obtido os mesmos resultados que o Ricardo Risatti, piloto que a imprensa local considera favorito para este campeonato justamente por sua experiência e qualidade”, comenta Jimenez. “Aqui era para o Risatti e sua equipe serem muito superiores, mas com a ajuda do Jimenez a Racing Engineering conseguiu andar no mesmo ritmo. Acho que demos um recado para eles”, completou o engenheiro de corridas do piloto brasileiro, o catalão Segi Borrull.
Na volta de apresentação o pole Roldán Rodriguez não conseguiu largar, tendo que sair do box. Segundo no grid, o também espanhol Miguel Molina pulou na ponta, com Risatti assumindo o segundo posto. Jimenez também veio ganhando posições: de sexto, pulou para terceiro na largada e, ao iniciar a segunda volta, já perseguia o líder Ricardo Risatti, iniciando outro duelo entre os dois principais protagonistas de Jarama, que dominaram a etapa disputada no sábado – com vitória do brasileiro. Sérgio chegou a entrar no vácuo do Dallara/Toyota 306 do argentino, mas uma vibração em seu carro o fez ser mais conservador no final da prova: “Acho que um pneu dianteiro do meu carro tem algum problema”, diagnosticou Jimenez. “Eu conseguia ficar bem próximo do Risatti, mas era impossível ultrapassar. De qualquer forma, uma vitória e um segundo lugar neste campeonato são resultados excelentes. Quem dera isso continue assim”.
A próxima rodada dupla do Campeonato Espanhol de Fórmula 3 será estão marcadas para os dias 24 e 25 de junho, válida pelas sétima e oitava etapas. As corridas serão realizadas no circuito do Estoril, em Portugal.
Resultado da sexta etapa:
1) Ricardo Risatti (ARG/Tec Auto), 16 voltas em 24min23s487, média de 151,529 km/h
2) Sergio Jimenez (BRA/Racing Engineering), a 2s950
3) Miguel Molina (ESP/Racing Engineering), a 6s265
4) Manuel Saez-Merino (ESP/GTA Motorsport), a 7s412
5) Maximo Cortés (ESP/Tec Auto), a 8s003
6) Juan Polar(PER/ECA Racing), a 17s637