Estreante na categoria, o brasileiro Sérgio Jimenez voltou a andar forte em treinos oficiais do Campeonato Espanhol de Fórmula 3, torneio que realiza a sétima e a oitava etapas neste fim de semana no circuito do Estoril, antiga sede do GP de Portugal de Fórmula 1. Mesmo muito prejudicado por um insuspeitado defeito na bomba de combustível, que o relegou apenas ao 11º posto na primeira parte dos testes, Jimenez acelerou com autoridade na sessão complementar: foi o segundo mais veloz, a apenas 0s064 do primeiro colocado, o experiente argentino Ricardo Risatti, que estabeleceu a marca de 1min36s442 para os 4.182 metros do traçado do Estoril. Veterano da F-3 de cinco temporadas, Risatti lidera o torneio e tem no novato Jimenez seu maior perseguidor. O terceiro colocado nos treinos também é experiente: em sua segunda temporada na categoria, o espanhol Roldán Rodrigues ficou a 0s077 da marca de Ricardo Risatti assinalada hoje no Estoril.
“Nossa equipe tomou um tremendo susto no primeiro treino”, admite Jimenez, que venceu uma das etapas da rodada dupla anterior, disputada em Jarama, justamente na pista de testes de Risatti. “O motor não rendia no primeiro treino e não conseguíamos entender o porquê. Isso foi solucionado para a segunda sessão e, aí sim, voltamos a falar a sério. Acho que agora obtivemos um bom acerto para as tomadas de tempo e as duas corridas. Eu sou o mais rápido em dois dos três trechos nos quais a pista foi dividida para fins de cronometragem, e o Risatti é o melhor no terceiro trecho. Tenho que melhorar meu Dallara/Toyota para esta parte do traçado”, conclui Jimenez.
Os pilotos voltam a disputar freadas neste sábado, às 5h15 (horário de Brasília), quando será realizada a tomada de tempos que definirá o grid para a sétima etapa, prova que terá largada no mesmo dia às 10h00. O resultado desta corrida definirá o grid para a oitava etapa, que acontece no domingo a partir das 9h30, mas com os seis primeiros tendo suas posições invertidas. Ricardo Risatti lidera o torneio com 51 pontos, seguido por Jimenez (43) e o francês Nicolas Prost (30), filho do tetracampeão Alain Prost.
Os seis melhores desta sexta-feira no Estoril foram:
1) Ricardo Risatti (ARG), equipe TEC Auto, 1min36s442
2) Sérgio Jimenez (BRA), Racing Engineering, a 0s064
3) Roldán Rodrigues (ESP), Campos Racing, a 0s077
4) Manuel Saenz-Merino (ESP), GTA Motorsport, a 0s830
5) Nil Monserrat (Espanha), Elide Racing, a 0s905
6) Nicolas Prost (França), Racing Engineering, a 0s939