Bruno Senna conquista quinta vitória

Com uma atuação perfeita, Bruno Senna venceu neste domingo a 18ª etapa do Campeonato Inglês de Fórmula 3, disputada sob chuva incessante no circuito italiano de Mugello. Bruno largou em segundo e ultrapassou o pole Oliver Jarvis na primeira curva. A partir de então, foi abrindo vantagem e ainda estabeleceu a volta mais rápida da prova. Jarvis terminou em segundo e o líder Mike Conway completou o pódio.

Foi a quinta vitória do brasileiro na categoria. A pista molhada encerrou um período de seca de quase três meses. Depois de uma arrancada fulminante, que o levou a ganhar as três primeiras corridas do ano e à ponta da tabela, Bruno não vencia desde a 7ª etapa, realizada em Mondello Park (Irlanda). Com os resultados da rodada dupla, ele manteve o terceiro lugar na classificação geral, reduziu a diferença em relação ao segundo colocado (Jarvis) para apenas cinco pontos e conservou as remotas chances de chegar ao título. Para ser campeão, no entanto, Bruno precisa de um milagre: chegar na frente e fazer a melhor volta nas últimas quatro provas e torcer para que Conway não marque mais do que um ponto.

“Foi um alívio e uma recompensa para um fim de semana que começou muito mal desde os treinos da sexta-feira. Meu carro estava péssimo no seco. Na corrida do sábado, de tão lento, parecia que faltava uma roda. Hoje, tudo mudou. O acerto funcionou bem e meu ritmo foi sempre superior ao dos outros. Controlei a prova sem problemas”, comentou Bruno, que foi homenageado por seu fã-clube italiano. Cerca de 30 integrantes foram aos boxes da sua equipe para comemorar a vitória.

Embora os números lhe garantam uma sobrevida na luta pelo campeonato, Bruno vai concentrar os esforços para terminar o ano como vice. “É pouco o que preciso fazer para ser campeão, não?”, divertia-se depois da prova. Com Jarvis na alça de mira, acredita que possa recuperar a posição no próximo fim de semana em Silverstone. “Esta vitória foi importante para aumentar minha confiança. Vou para cima dele, pode apostar”, avisou.

O resultado da 18ª etapa:

1 – Bruno Senna (Brasil), Räikkönen Robertson Racing, Dallara F306-Mercedes HWA, 16 voltas em 31min58s248 (157,49 km/h)

2 – Oliver Jarvis (Inglaterra), Carlin Motorsport, Dallara F306-Mugen, a7s792

3 – Mike Conway (Inglaterra), Räikkönen Robertson Racing, Dallara F306-Mercedes HWA, a 8s801

4 – Maro Engel (Alemanha), Carlin Motorsport, Dallara F306-Mugen, a 22s650

5 – James Jakes (Inglaterra), Hitech Racing, Dallara F306-Mercedes HWA, a 32s224

6 – Christian Bakkerud (Dinamarca), Carlin Motorsport, Dallara F306-Mugen, a 32s896

7 – Salvador Durán (México), Hitech Racing, Dallara F306-Mercedes HWA, a 33s941

8 – Alberto Valério (Brasil), Cesário Fórmula, Dallara F306-Mugen, a 48s503

9 – Stephen Jelley (Inglaterra), Räikkönen Robertson Racing, Dallara F306-Mercedes HWA, a 52s046

10 – Stuart Hall (Inglaterra), Fortec Motorsport, Dallara F306-Mugen, a 1min02s017

Volta mais rápida: Bruno Senna, em 1min57s894 (160,22 km/h)