Minutos depois de ter entrado para a história do automobilismo alemão como o piloto que já conquistou o maior número de pole positions no Campeonato Alemão de Fórmula 3, João Paulo de Oliveira (JB Motorsport) vai largar da segunda fila na 14ª etapa do certame, que será disputada no circuito de A1 Ring, na Áustria. O brasileiro fez o quarto tempo, sua pior posição de largada na temporada, com a marca de 1min28s080. A pole position ficou com o austríaco Hannes Neuhauser, com o tempo de 1min27s629, a média de 177, 39 km/h.
Logo pela manhã do sábado (20/9) João Paulo de Oliveira conquistou a sua décima pole position consecutiva na temporada, e passou a somar o total de 13 poles em sua carreira na Fórmula 3 germânica. Só que no final do treino de classificação o brasileiro foi envolvido em um acidente, e seu carro não ficou totalmente pronto para a classificação da segunda prova da rodada dupla na Áustria. Com isso, o campeão alemão antecipado entrou na pista de A1 Ring faltando apenas 15 minutos para o encerramento da prática, e mesmo assim com o seu Dallara/Opel indirigível. “Foi difícil conseguir este tempo para largar na segunda fila. Não deu tempo de trocar todos os cantos de suspensão, então os mecânicos mudaram algumas coisas e fizeram um alinhamento rápido. Se eu não participasse do treino, largaria apenas do 22º lugar”, comentou João Paulo, que elogiou o esforço da JB Motorsport ao fazer um trabalho rápido, para que ele tivesse condições de dar algumas voltas e não largar tão atrás. “Agora vai dar tempo para que tudo seja trocado e alinhado, e acho que voltarei a ter um bom carro para a corrida de hoje à tarde”, acredita o campeão.
No final da primeira sessão de classificação, depois de já ter garantido a pole position, mas vindo em uma volta ainda mais rápida, João Paulo levou uma batida no meio de seu carro de um piloto que rodou e voltou para a pista. Neste momento, seu carro foi lançado para o ar, subiu cerca de dois metros, deu um giro no ar sobre o próprio eixo, e caiu no asfalto sobre as quatro rodas. “Foi tudo muito rápido e um tremendo susto, pois eu não esperava por isso. Felizmente eu não tive nada. Só o meu carrinho é que ficou todo torto, e não ficou pronto para a outra classificação”, relembrou o brasileiro. “Agora, largando da segunda fila, em um grid com tempos bem apertados, e com todo mundo querendo me vencer, vai ser uma corrida difícil. Aqui em A1 Ring já não é muito fácil para passar, e correndo contra um austríaco que conhece tudo desta pista, e quer ser vice-campeão, vai ser complicadol”, disse se referindo ao campeão da Fórmula 3 austríaca no ano passado, Hannes Neuhauser, que larga da pole position pela terceira vez nesta temporada.
Os dez mais rápidos no treino de classificação da 14ª etapa, em A1 Ring foram:
1) Hannes Neuhauser (Áustria), 1min27s629 (177,39 km/h);
2) Catharina Felser (Alemanha), 1min27s732;
3) Thomas Holzer (Alemanha), 1min27s978;
4) João Paulo Oliveira (Brasil), 1min28s080;
5) Sven Barth (Alemanha), 1min28s081;
6) Markus Mann (Alemanha), 1min28s209;
7) Adrian Wolf (Suíça), 1min28s336;
8) Tomas Kostka (República Checa), 1min28s337;
9) Roman Hoffmann (Áustria), 1min28s576;
10) Florian Stoll (Alemanha), 1min28s659.
Mais detalhes e fotos, visite www.joao-paulo.com