Sudam: Dirani precisa 2 pontos para ser campeão

Campeão virtual da Fórmula-3 Sul-Americana, o piloto Danilo Dirani tem tudo para se tornar campeão de fato da principal categoria do automobilismo continental na oitava rodada dupla da temporada, a ser disputada dias 11 e 12 de outubro no Autódromo de Cascavel, Paraná. Com 242 pontos, Dirani necessita somente de mais dois para garantir, matematicamente, o título, pois o vice-líder Lucas di Grassi tem 164 e não disputará as quatro provas restantes.

“Claro que estou um pouco ansioso para poder comemorar mesmo, mas não quero relaxar em nenhum momento. Mesmo que conquiste o campeonato, vou buscar a vitória e procurar sempre melhorar minhas atuações”, disse.

Essa busca incessante por vitórias pode levar Danilo a se tornar um dos maiores vencedores da história da Fórmula-3 Sul-Americana. Ele tem 13 vitórias e se mantiver a sequência de primeiros lugares, pode quebrar o recorde de Nelsinho Piquet, campeão em 2002, de 13 triunfos numa só temporada.

“Além dos outros pilotos, eu sou meu maior adversário, pois me cobro bastante. Tenho na cabeça que quanto mais aprender na F-3 Sul-Americana, melhor será para minha carreira. Sempre dá para evoluir”.

Apesar de garantir que a cabeça está centralizada no campeonato continental, Dirani, de 20 anos, já pensa no futuro e tem conversado com algumas equipes da Fórmula-3 Inglesa e da F-3 Européia. Além da parte financeira, a decisão envolve vários outros pontos.

“Temos de ver a estrutura, que motor, o tipo de equipamento e a equipe. Sobre os motores, seria bom continuar com os Mugen Honda (os mesmos usados na F-3 Sul-Americana), pois já os conheço e o Augusto Cesário (dono da Cesário F-3, equipe de Dirani), tem bons contatos com o pessoal de lá”.

Antes de tentar chegar na Fórmula-1, o grande objetivo de Dirani, muita coisa pode acontecer. Até mesmo um redirecionamento da carreira.

“Assim como a maioria dos pilotos que corre de monoposto no Brasil, a F-1 é meu alvo. Tenho acompanhado que cada dia está mais difícil de se chegar lá e minha carreira pode tomar rumo diferente, mas penso mesmo em ir para a F-1”.

Para tentar facilitar a abertura de portas no concorrido automobilismo europeu, Danilo Dirani sabe que seu melhor cartão de visitas seria quebrar o recorde de vitórias de Nelsinho Piquet, que tem feito sucesso na F-3 Inglesa. Em 2002, Dirani conquistou o vice-campeonato da F-3 Sul-Americana.

“Pelo que o Nelsinho fez nesta temporada na Inglaterra, seria muito bom chegar lá com um currículo mostrando que quebrei as marcas deles. Se conseguir o título e fizer mais do que o Nelsinho no ano passado, será importantíssimo”, completou.

A Fórmula-3 Sul-Americana tem organização da Vicar Promoções e supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo. O patrocínio é da Pirelli.