Sudam: Danilo Dirani é campeão

Deu a lógica na primeira prova da oitava rodada dupla da Fórmula-3 Sul-Americana. Como já era esperado, o piloto Danilo Dirani se sagrou campeão da principal categoria continental na tarde deste sábado no Autódromo Internacional de Cascavel, no Paraná. Dirani, que largou na pole, se manteve em primeiro lugar durante todas as 33 voltas da corrida e confirmou o título que de forma virtual ele já conquistara na etapa de Londrina. Ele foi o terceiro piloto na história da F-3 a se sagrar campeão em Cascavel. Antes dele, Vitor Meira venceu em 2000 e Juliano Moro em 2001.

A largada da segunda corrida da rodada dupla do final de semana será neste domingo às 12 horas com transmissão ao vivo pela Bandsports.

“Sinceramente, ainda não caiu a ficha de que eu sou o campeão e não dá para dizer nada. Quando era garoto via o Hoover Orsi correndo e pensava que jamais chegaria à F-3. Agora sou o campeão ! É difícil de acreditar e acho que ainda vai demorar um pouco para acordar deste sonho”, disse Dirani que, ainda dentro do carro, vibrou bastante com sua 12ª vitória na temporada.

Xandynho Negrão ficou em segundo lugar depois de protagonizar excelente briga com Daniel Landi, o terceiro colocado. Com o resultado, Xandynho assumiu a terceira posição na classificação geral do campeonato e ultrapassou Alan Hellmeister na briga para tirar o vice de Lucas di Grassi, que vai correr na Europa.

“Eu e o Landi estávamos virando no mesmo décimo e sabia que se não errasse seria difícil ele me ultrapassar. Fui abrindo aos poucos e quando vi que o Alan tinha abandonado, sabia que ficaria bem no campeonato”.

Vice-campeão da F-3 Light em 2002, Daniel Landi fez seu terceiro pódio na Fórmula-3. Os dois primeiros foram em Paraná, na Argentina, quando por duas vezes ficou em terceiro lugar.

“No início deu para acompanhar o Xandynho, mas depois, quando senti que não daria para me aproximar dele para tentar a ultrapassagem, resolvi poupar o carro pensando em chegar ao pódio, algo que já há algum tempo não acontecia”.

Uma das melhores brigas por posição aconteceu entre Alan Hellmeister e Paulo Salustiano. Depois de queimar a largada e ser punido com um drive thru, Salustiano, que largou em segundo lugar, retornou nas últimas colocações e fez corrida de recuperação com seguidas ultrapassagens. Ele e Hellmeister brigaram limpamente durante várias voltas.

Depois de ganhar a posição numa ousada ultrapassagem na reta dos boxes, Salustiano rodou na chicane e Alan não conseguiu evitar a batida. Os dois abandonaram depois de troca de abraços pela bonita disputa.

Enquanto Dirani garantiu o título de 2003, com a 11ª vitória na temporada obtida neste sábado, Rodrigo Ribeiro, companheiro de Dirani na Cesário F-3, ficou bem próximo de se sagrar campeão da F-3 Light. Agora, ele só precisa terminar a prova deste domingo para festejar a conquista.

“Na largada meu carro não tracionou direito, mas mesmo assim consegui me manter na frente. O Daniel Lancaster veio muito rápido e me pressionou bastante. Depois, acabei por contar com um erro dele, que foi obrigado a ir para os boxes”, disse Ribeiro que a exemplo deste sábado larga na pole no domingo.

Daniel Lancaster demonstrava conformismo com a provável conquista do companheiro de equipe.

“Tentei ultrapassá-lo várias vezes, mas não deu. Isso provocou desgaste excessivo dos pneus e passei reto na chicane”.

Terceiro colocado na etapa, Vicente Sfeir fez sua terceira prova na temporada.

“O motor estava falhando em curvas para a esquerda. Com isso, minha luta foi para terminar a corrida e marcar pontos no campeonato”, disse Sfeir.

Resultado da 15ª etapa da Fórmula-3 Sul-Americana:

1) Danilo Dirani (Cesário F-3), 33 voltas em 34m57s344, média de 172,09 km/h

2) Xandynho Negrão (Piquet Sports), a 16s183

3) Daniel Landi (Avallone Motorsports), a 30s486

4) Jaime Câmara (Brasília Racing), a 50s124

5) Gustavo Foizer (Cesário F-3), a 1 volta

6) Rodrigo Ribeiro (Cesário F-3), a 1 volta *

7) Daniel Lancaster (Cesário F-3), a 2 voltas *

8) Vicente Sfeir (Dragão Motorsports), a 4 voltas *

9) Alan Hellmeister (Amir Nasr), a 9 voltas

10) Paulo Salustiano (Avallone Motorsports), a 9 voltas

11) João Barion (Amir Nasr), a 19 voltas

* – F-3 Light

A última rodada dupla da temporada da F-3 Sul-Americana será nos dias 22 e 23 de novembro no Autódromo de Brasília.

A Fórmula-3 Sul-Americana tem promoção da Vicar Promoções. A supervisão é da Confederação Sul-Americana de Automobilismo (Codasur) e o patrocínio é da Pirelli.