Com mais dois pódios conquistados neste domingo (30/3), através de dois segundos lugares em Batangas, nas Filipinas, o brasileiro Rafael Suzuki (SVLabs/ MeuCarro.jp/ Shutt) finalizou o Campeonato Asiático de Fórmula 3 na terceira posição. “Aprendi bastante, fiz um campeonato europeu de Fórmula 3 na Ásia, pois meus concorrentes eram praticamente todos de lá, e conquistei excelentes resultados para um novato. Estou muito feliz e orgulhoso”, comemorou o paulista, que conquistou uma vitória, uma pole position e subiu 12 vezes no pódio em 18 provas.
Na penúltima etapa Rafael Suzuki largou da segunda posição e fez uma largada cautelosa, pois sua equipe não conseguiu solucionar o problema com a embreagem de seu carro. Por isso, caiu para terceiro e teve que brigar muito para alcançar a vice-liderança da corrida, conquistada com muita ousadia. “Peguei o vácuo do Matt Howson e ele ficou me fechando por três voltas. Então, na quinta volta perdi a minha paciência, e botei por fora na curva 1. Passei com o carro todo atravessado, foi bonito”, contou o piloto de 20 anos de idade. Com a vantagem que o belga Fredéric Vervisch (Team Goddard) havia aberto, ele recebeu a bandeirada de vitória com uma vantagem segura.
No encerramento do Campeonato Asiático de F-3 Suzuki largou bem na primeira fila e conseguiu assumir a liderança na curva 1, mas Vervisch deu o troco na saída. Os dois andaram próximos até na penúltima passagem, quando o brasileiro perdeu tempo na ultrapassagem de dois retardatários e não conseguiu alcançar o belga, que venceu novamente. “Eu estava muito motivado e por isso o dia foi muito positivo. Foi o meu melhor dia na Fórmula 3 asiática. Só tenho o que agradecer ao Team Goddard, que sempre me deu um carro bom, e tiveram a preocupação de me orientar neste início de carreira”, assinalou o representante da SVLabs/ MeuCarro.jp/ Shutt.
Rafael Suzuki ainda pôde comemorar a segunda colocação no “Asian Formula Three Trophy” e “AF3 Trophy Champion Driver”, certames paralelos ao campeonato asiático, compostos pelas seis últimas provas, disputadas no final de semana nas Filipinas. “Foi um prêmio por toda a minha dedicação, persistência, e até cansaço. Fui bastante cumprimentado, o que me dá forças para continuar minha carreira na Ásia ou na Europa. Volto agora para o Brasil para planejar com meus patrocinadores o próximo passo que daremos”, explicou o atual campeão da Copa Petrobras de Kart, que neste mês completou um ano desde que estreou em monopostos, na Fórmula São Paulo.
Confira o resultado da 17ª etapa da F3 Asiática
1°) Fredéric Vervisch (Goddard), Bélgica;
2°) Rafael Suzuki (Goddard), Brasil;
3°) Matthew Howson (PTRS), Inglaterra;
4°) Ed Pead (Aran Racing), Inglaterra;
5º) Leonardo Valois (Aran Racing), Colômbia;
6°) Rolando Hermoso (Speedtech), Filipinas.
Assim ficou a 18ª etapa da F3 Asiática
1°) Fredéric Vervisch (Goddard), Bélgica;
2°) Rafael Suzuki (Goddard), Brasil;
3°) Ed Pead (Aran Racing), Inglaterra;
4°) Rolando Hermoso (Speedtech), Filipinas.
5º) Peter Kalpakiotis (Goddard), Grécia;
6º) Leonardo Valois (Aran Racing), Colômbia.