Depois de ter passado a temporada do ano passado com resultados que não retrataram bem o seu talento e dedicação, o paulista João Paulo de Oliveira começou o ano de 2003 de forma surpreendente, conquistando duas vitórias, dois segundos lugares, duas pole positions e duas voltas mais rápidas em quatro corridas, que o alçaram a condição de uma das sensações do automobilismo profissional na Alemanha. “Graças a Deus tudo se acertou e pudemos começar o campeonato muito bem”, agradece o líder do Campeonato Alemão de Fórmula 3.
Sem o suporte de patrocinadores, João Paulo de Oliveira foi para a Europa levando em sua bagagem somente o seu currículo, talento e força de vontade. “Eu realmente não esperava mais correr esse ano, pois já estávamos em mais da metade de abril e nada tinha se concretizado. Como sempre fiz, eu mantinha contatos com equipes que participam do Campeonato Alemão, pois conheço muita gente por aqui e de ultima hora, ultima hora mesmo, veio a oportunidade de guiar para essa equipe belga”, comentou João Paulo, referindo-se à JB Motorsport. Sempre encarei muitas dificuldades financeiras e por isso na Europa nunca tive a chance de guiar por equipes experientes e vencedoras. Com isso, aprendi muito a como trabalhar com equipes novas e tentar desenvolve-las”, apontou o ex-campeão sul-americano de Fórmula 3 Light. A JB Motorsport nunca tinha conquistado pole position ou vitória na classe principal do Campeonato Alemão de Fórmula 3, e tampouco liderado o certame, o que deixou os belgas extremamente entusiasmados para continuar a temporada, mesmo sem contar com todo o suporte financeiro que necessitam.
João Paulo de Oliveira anunciou a sua contratação exatamente uma semana antes da abertura do Campeonato, em Oschersleben, onde conquistou duas segundas colocações, depois de ter largado em segundo na primeira prova, e da terceira posição na outra etapa. “Essa chance me apareceu pouco antes da primeira corrida e a equipe ainda não tinha colocado o carro na pista esse ano, o que realmente faz com que o fator “problemas” possa ser muito mais considerado”, comentou o piloto de 21 anos de idade, que na ocasião já conseguiu os melhores resultados do time em oito anos na categoria. “Porém, com muita dedicação e confiança, fizemos um trabalho em que o principal fator foi a experiência de um engenheiro com que eu já havia trabalhado, aliado a minha experiência com o carro e toda a união da equipe”, justificou as duas poles, duas vitórias e duas voltas mais rápidas na segunda rodada dupla, que foi preliminar do GP da Alemanha de Fórmula Mundial, em Lausitz, diante de um público de 110 mil pessoas no domingo.
Os bons resultados de João Paulo de Oliveira fazem parte de sua meta para continuar atuando profissionalmente no automobilismo internacional. “As vitórias desse fim de semana não me surpreenderam, pois a minha autoconfiança e vontade de vencer nunca foram abaladas pelas dificuldades do passado. Mas ainda terei que continuar batalhando muito para me manter ativo”, considera o paulista, que tinha vencido pela última vez na preliminar do GP da Alemanha de Fórmula 1, em 2001. E para continuar a ter sucesso, o brasileiro está comandando o time belga para novos desenvolvimentos. “Agora vamos buscar uma alternativa para treinar. O teste servirá para continuarmos nossa preparação para as próximas corridas. Queremos testar algumas novas configurações no carro, que não pudemos fazer até agora por causa da correria que foram estas duas semanas de corridas, em que não tivemos tempo de experimentar muita coisa”, explica. “Não podemos nos acomodar, pois nosso objetivo é continuar vencendo”, afirma JP, como é chamado pelos alemães, que tem dificuldade em pronunciar o seu primeiro nome. A próxima rodada dupla do Campeonato Alemão de Fórmula 3 será realizada nos dias 14 e 15 de junho, em Hockenheim, onde João Paulo já venceu.