Depois de entrar para a história da Fórmula-3 Sul-Americana com a conquista do título de 2003, o piloto Danilo Dirani quebrou um recorde da mais tradicional categoria continental. Na tarde deste sábado, no Autódromo Internacional de Brasília, Dirani venceu pela 14ª vez na temporada, igualou a marca pertencente a Nelsinho Piquet em 2002, alcançou um total de 16 vitórias na carreira e se tornou o segundo maior ganhador isolado nos 17 anos da F-3. Dirani também manteve o recorde de fazer todas as voltas mais rápidas nas 17 corridas do ano. Ele completou os 5.475 metros da pista de Brasília em 1m49s967, média de 179,24 km/h.
“Vencer é sempre bom e vencer com recordes é melhor ainda. Igualei o Nelsinho e agora quero ver se consigo quebrar a marca dele”, disse Dirani numa referência à última prova da temporada, marcada para este domingo às 12 horas.
Alan Hellmeister ficou em segundo lugar seguido por Daniel Landi e por Xandynho Negrão. Os três pilotos mantiveram intensa a briga pela terceira colocação na classificação geral do campeonato. Durante a prova, Alan chegou a assumir a liderança ao Dirani e Landi, que ocupavam os dois primeiros lugares, rodarem no óleo espalhado pelo estouro do motor de Salomão Soares. Dos primeiros colocados, Alan foi o único a não rodar.
“Vinha mais atrás e vi o Danilo e o Landi escorregando. Consegui passar sem problema, mas depois não deu para segurar o Danilo, que vinha muito mais rápido”, explicou Alan numa referência a ter perdido a liderança para Dirani na volta seguinte à relargada.
Daniel Landi reclamou da rodada no óleo, mas se disse contente por manter a luta pelo terceiro lugar do campeonato.
“Acho que naquele momento do óleo na pista a direção de prova deveria determinar que os pilotos voltassem aos lugares que ocupavam antes, pois tinha bandeira amarela e aconteceram ultrapassagens”.
Na Fórmula-3 Light a vitória ficou com o estreante Gustavo Foizer, com o vice-campeão Daniel Lancaster em segundo lugar e Vicente Sfeir na terceira posição.
“É muito bom ganhar na estréia de uma categoria tão importante quanto a F-3 Light. Quero ver se no ano que vem corro na F-3”, disse Foizer que fez três corridas neste ano.
Lancaster usou o bom humor para falar sobre o futuro:
“Recebi uma proposta da Ferrari, mas eles estão pagando pouco. Brincadeira à parte, estou tentando acertar patrocinadores para correr na F-3 em 2004. Vamos ver o que vai acontecer”.
Outro em busca de empresas dispostas a assegurar sua presença na mais tradicional categoria continental é Vicente Sfeir.
“Preciso de um esquema profissional e vamos ver se a gente consegue alguém para nos ajudar”.
Resultado da penúltima prova da temporada:
1) Danilo Dirani (Cesário F-3), 39m11s843, média de 159,23 km/h
2) Alan Hellmeister (Amir Nasr Racing), a 7s330
3) Daniel Landi (Avallone Motorsports), a 7s636
4) Xandynho Negrão (Piquet Sports), a 10s603
5) Alberto Valério (Dragão Motorsports), a 23s880
6) Gustavo Foizer (Cesário F-3), a 1m13s797 *
7) Daniel Lancaster (Cesário F-3), a 1m15s769 *
8) Jaime Câmara (Brasília Racing), a 1m23s568
9) Vicente Sfeir (Dragão Motorsports), a 1 volta *
10) Alexandre Foizer (Cesário F-3), a 2 voltas
11) Diego Freitas (Avallone Motorsports), a 4 voltas
12) Zeca Cardoso (Brasília Racing), a 5 voltas
13) João Barion (Amir Nasr Racing), a 17 voltas
14) Salomão Soares (Dragão Motorsports), a 17 voltas *
15) Duda Azevedo (Prop Car), a 18 voltas
* – F-3 Light
O ingresso para acompanhar a prova da Fórmula-3 Sul-Americana deste domingo é um quilo de alimento não perecível, exceto sal. Os alimentos serão doados ao Lar da Criança Padre Cícero, de Brasília. Menores de 12 anos e idosos, acima dos 65 anos, não pagam ingresso.
A Fórmula-3 Sul-Americana tem promoção da Vicar Promoções. A supervisão é da Confederação Sul-Americana de Automobilismo (Codasur) e o patrocínio é da Pirelli.