Sudam: Xandinho vence em Brasília

Xandinho Negrão terminou o ano da Fórmula 3 Sul-Americana da mesma maneira que começou: vencendo de ponta a ponta. O piloto da Equipe Medley Genéricos/Piquet Sports conquistou neste domingo (16/11) a 18.ª e última etapa da temporada 2003 da F-3 Sul-Americana, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF). Na primeira rodada dupla do ano, em Campo Grande (MS, em abril), Xandinho ganhou a 2.ª etapa depois de largar na pole position. Aconteceu o mesmo em Brasília. A segunda posição ficou o campeão Danilo Dirani (Cesário F3), seguido por Alan Hellmeister (Amir Nasr). “A corrida foi muito difícil, apesar de ter liderado o tempo todo. O Dirani é muito rápido, constante e não costuma errar. Eu também não errei e estou bem feliz pela vitória”, disse o vencedor.

Com o resultado, Xandinho também conseguiu terminar a temporada, a primeira de sua carreira, com 153 pontos, o que lhe garantiu a terceira posição na tabela, com 153 pontos. Danilo Dirani acumulou 317 pontos, seguido por Lucas Di Grassi (164). Alan Hellmeister terminou na quarta posição, com 151 pontos. “Foi uma temporada muito boa para mim, mas também muito difícil. Começamos bem e no meio do campeonato ficamos um pouco para trás com relação às outras equipes”, explicou Xandinho Negrão, que até o ano passado corria apenas no kart. “O importante é que terminei bem, com o terceiro lugar na tabela, o que me dá mais motivação para o ano que vem.”

Na corrida, a largada de Xandinho Negrão foi tranqüila, mantendo liderança. Em segundo, Alan Hellmeister conseguiu segurar o terceiro colocado Danilo Dirani por pouco menos de uma volta, mas o que foi suficiente para Xandinho abrir um pouco na frente. A partir disso, Danilo Dirani foi tirando aos poucos a diferença, mas a vantagem de pouco mais de um segundo se manteve pelas primeiras 10 voltas, pelo menos. “O Dirani passou muito fácil o Alan e sabia que ele iria partir com tudo para tentar vencer mais uma este ano”, disse Xandinho. “Tive de manter a calma.”

Depois disso, na 10.ª volta, Dirani conseguiu ficar muito próximo de Xandinho e na ‘curva do placar’ colocou o carro por dentro para iniciar a ultrapassagem. A imagem mais bonita da corrida mostrou Xandinho segurando por fora na curva, lado a lado, o ataque do campeão antecipado da temporada, para manter a liderança e entrar na reta principal na frente. “Quando eu subi o ‘placar’ por fora, achei que o Dirani iria me passar. Foi aí que defendi a minha posição e ele acabou também pegando a zebra e errou uma marcha”, explicou Xandinho.

No ano que vem, Xandinho vai correr mais uma temporada na F-3 Sul-Americana, também com a equipe Piquet Sports. Em 2004, Xandinho tem certeza que poderá lutar pelo título. “Aprendi o máximo que pude nesse meu primeiro ano na F-3. Agora, só me resta aprender muito mais durante a pré-temporada, treinar bastante para chegar afiado para brigar pelo título no ano que vem. Não quero, de jeito nenhum, achar que será fácil. Pelo contrário, porque vários bons pilotos devem entrar na categoria na próxima temporada”, finalizou o piloto Xandinho Negrão.

Resultado da 18.ª etapa da Fórmula 3 Sul-Americana – Brasília (DF):

1.°) Xandinho Negrão (Medley Genéricos/Piquet Sports)

2.°) Danilo Dirani (Cesário F3)

3.°) Alan Hellmeister (Amir Nasr)

4.°) Daniel Landi (Avallone)

5.°) Alexandre Foizer (Cesário F3)

6.°) Zeca Cardoso (Brasília)

7.°) Duda Azevedo (Prop Car)

8.°) Jaime Câmara (Brasília)

9.°) João Barion (Amir Nasr)

Classificação final da temporada 2003 da F-3 Sul-Americana

Os 6 primeiros, após 18 etapas:

1.º) Danilo Dirani (Cesário F3) — 317 pontos

2.º) Lucas di Grassi (Avallone Motorsport) — 164

3.º) Xandinho Negrão (Medley Genéricos/Piquet Sports) — 153

4.º) Alan Hellmeister (Amir Nasr) — 151

5.º) Daniel Landi (Avallone Motorsport) — 139

6.º) Fernando Rees (Cesário F3) — 96 pontos