Sudam: Categoria anuncia mudanças para 2004

Reduzir custos, fazer a categoria reforçar a vocação de formadora de talentos e torná-la cada vez mais atraente para jovens pilotos. Este são os principais objetivos das modificações que a Vicar, promotora da Fórmula-3 Sul-Americana, e os donos de equipes realizarão em 2004 na mais tradicional categoria continental.

“O automobilismo brasileiro depende muito da F-3 Sul-Americana, categoria que projetou pilotos como Rubens Barrichello, Christian Fittipaldi, Hélio Castro Neves, Cristiano da Matta, entre outros. Estes pilotos formados geram grande visibilidade para o automobilismo brasileiro fora do Brasil”, disse Carlos Col, diretor da Vicar.

As modificações começam pela troca do motor Honda Mugen que equipa os carros da F-3 Light. De acordo com Col, estão bem adiantadas as negociações com uma fabricante de motores situada na América do Sul, o que reduziria bastante os custos com a manutenção e revisão dos propulsores, que hoje têm de ser enviados para a Inglaterra.

“O valor das reviões dos motores vai cair para cerca de 10% do que é gasto agora. Com isso, poderemos levar os pilotos a estarem aptos a partirem para a carreira fora do Brasil”.

Os motores dos F-3 continuarão a ter a potência atual e serão mantidos em 2004, com a possibilidade de serem monomarca em 2005. Os novos propulsores dos F-3 Light terão entre 180 e 190 HP e a maior modificação nos carros da categoria será a troca do chassi. Os atuais Dallara 1994 serão substituídos pelos mais modernos Dallara 2001, os mesmos usados na Fórmula-3.

“Essa modificação vai facilitar o acesso dos pilotos à F-3, pois quando saírem da Light já terão conhecimento suficiente do chassi do carro”, disse Col.

Para atrair público para a categoria, foi definido que seis das nove rodadas duplas da temporada de 2004 serão em conjunto com o Campeonato Brasileiro de Endurance, onde estão carros como Mercedes DTM, Audi, Jaguar Lister, Ferrari, entre outros. Das nove etapas, seis serão no Brasil, duas na Argentina e uma ainda está indefinida entre Brasil e Argentina.

“A Endurance está nascendo e a Fórmula-3 renascendo, pois nos últimos tempos esteve prestes a se extinguir. A F-3 estará junto com um evento de muito glamour e de qualidade. Com isso, queremos aperfeiçoar a organização e melhorar a qualidade, além, claro, de ter mais público nos autódromos”.

Outra alteração será a da pontuação. A partir de 2004 a Fórmula-3 Sul-Americana e a F-3 Light, que continuarão a ter competições parelelas e campeões distintos, seguirão a contagem de pontos da Fórmula-1. Assim, o primeiro colocado receberá 10 pontos, o segundo oito pontos, o terceiro seis, o quarto cinco, o quinto quatro, o sexto três, o sétimo dois e o oitavo um ponto.

“Decidimos modificar por entendemos que a alteração deixará o campeonato mais disputado e mais equilibrado”, argumentou o promotor da F-3 Sul-Americana”.

Para tentar ajudar os jovens pilotos na caminhada rumo ao automobilismo europeu e americano, a organização Fórmula-3 Sul-Americana fará um campeonato pararelo nas oito corridas finais (quatro rodadas duplas) de 2004. O primeiro e o segund colocados desse torneio especial terão direito a um teste na Fórmula-3 Inglesa, uma das maiores vitrines do automobilismo mundial.

Para aumentar a visibilidade dos patrocinadores e dos próprios pilotos, a Vicar está acertando com uma tevê a cabo a transmissão de todas as etapas e também negocia com uma emissora aberta do televisionamento das provas de domingo.

A divulgação para as equipes das modificações para 2004 provocou mudança de atitude dos principais donos de equipes da categoria, conforme diz Carlos Col.

“Senti um otimismo muito grande em toda a categoria, um revigoramento com todos voltando a creditar na Fórmula-3”, completou Col.

Com o final da temporada de 2003 no último final de semana, os treinamentos estão liberados até 31 de dezembro. No mês de janeiro está vetada qualquer movimentação dos carros da F-3 Sul-Americana nas pistas. Entre 1º de fevereiro e 2 de abril o treino é livrena pista sede, a ser escolhida até 31 de dezembro por cada uma das equipes, e em Campo Grande, que estará liberada.

O calendário da temporada de 2004 está pronto dependendo somente de aprovação pela Codasur (Confederação Sul-Americana de Automobilismo), o que deve acontecer nos próximos dias.

A Fórmula-3 Sul-Americana tem promoção da Vicar Promoções. A supervisão é da Confederação Sul-Americana de Automobilismo (Codasur) e o patrocínio é da Pirelli.