Corrêa foi o 4º da classe National nos treinos livres em Oulton Park

Três sessões de treinos livres abriram nesta sexta-feira (10/04) as atividades da primeira etapa da temporada 2009 da Fórmula 3 Inglesa, principal competição da categoria em todo o mundo. Com problemas no motor, o mineiro Victor Corrêa (Unifenas) foi o quarto colocado entre os competidores da classe National. “O motor ficou estranhamente fumando durante todo o dia, o que fez perder muita potência e rendimento”, explica o jovem piloto de apenas 18 anos de idade.

O australiano Daniel Ricciardo foi o mais rápido no autódromo inglês de Oulton Park, enquanto o inglês Daniel McKenzie liderou na classe National. As definições do grid de largada para a rodada dupla inaugural acontecem neste sábado (11/04). Já as duas provas serão realizadas apenas na segunda-feira (13/04), em virtude do feriado de Páscoa.

Victor Corrêa iniciou o primeiro treino com um acerto do carro diferente do utilizado nos testes de pré-temporada. “O carro estava batendo muito no chão e não fomos bem. Por isso decidimos voltar ao setup original no segundo treino”, conta. Na sessão seguinte, andando com pneus velhos e com as configurações originais para a pista, o piloto da Litespeed melhorou o tempo em um segundo. “Quando eu coloquei pneu mais novo, o motor não correspondeu e não consegui baixar meu tempo”, lamentou o piloto de Alfenas, único a competir com o chassi SLC R1 no campeonato.

Para os ensaios finais do dia, o titular da Unifenas esperava que seu propulsor estivesse em melhores condições. Mas assim que saiu para a pista, a chuva começou a cair em Oulton Park. “O motor ainda continuou ruim, mas fomos muito bem na chuva. O acerto para o molhado está bom, mas ainda dá pra melhorar bastante. Tanto eu quanto o carro”, garante. Victor foi o décimo colocado no geral e o segundo na classe National com a pista molhada.

Victor acredita que para a definição do grid de largada seu carro estará bem melhor. “Vamos trocar o motor e quando eu andar no limite, poderei analisar bem o que falta melhorar no carro. Mas tenho certeza que o tempo pode ser muito melhor do que o que eu registrei hoje”, afirma. A previsão para sábado é de tempo seco. “Mas aqui na Inglaterra sempre pode chover. Se for no seco, vamos melhorar bastante. Se chover, estamos na briga pela pole na minha classe”, ressalta.

O brasileiro Adriano Buzaid foi o 11º colocado no dia, enquanto Gabriel Dias foi o 16º no geral e o segundo colocado na classe National.