No complemento da rodada dupla inaugural da temporada 2009 da Fórmula 3 Inglesa, disputada nesta segunda-feira (13/04) no autódromo de Oulton Park, o mineiro Victor Corrêa (Unifenas) foi o terceiro colocado na categoria National e conquistou seu primeiro pódio na competição. “Foi muito bom subir no pódio logo nas primeiras corridas. Já tira um peso nas costas e dá confiança para a seqüência do trabalho”, comemora o jovem piloto de 18 anos. A vitória ficou com o inglês Daniel McKenzie, seguido pelo russo Max Snegirev. Na classe International, o vencedor foi o australiano Daniel Ricciardo.
A largada começou tumultuada e um acidente envolvendo o brasileiro Gabriel Dias e o norte-irlandês Wayne Boyd fez com que a direção interrompesse a prova. “Foi uma batida forte, o carro do Gabriel capotou. Mas eu consegui escapar ileso e tinha até ganhado algumas posições”, conta Victor Corrêa. Na relargada, Victor assumiu a terceira colocação, e poderia até ter tido melhor sorte. “Eu vi que o russo Max (Snegirev) queimou largada e disparou na minha frente. Fiquei esperando que viesse alguma punição pra ele, mas não aconteceu nada”, afirma o titular da Litespeed.
No decorrer da corrida, Victor se manteve em terceiro, mas com alguns problemas no chassi SLC R1, não conseguiu se aproximar de seus adversários. “O carro ficou ‘amarrado’, a traseira ficou muito presa e saia de frente, e também não tinha tração na saída das curvas de baixa. Além disso, assim como nos treinos livres, o motor voltou a soltar uma fumaça estranha e perder potência, o que comprometeu o rendimento”, explica o piloto da Unifenas. Na classe International, o brasileiro Adriano Buzaid foi o sétimo colocado.
Apesar de feliz com o resultado, o piloto acredita que seu fim de semana de estréia na principal competição da F3 em todo o mundo poderia ter sido melhor. “É sempre bom conquistar um pódio, mas tinha condições de brigar mais na frente. Agora vamos seguir o planejamento de desenvolvimento do carro, pois estamos no caminho certo”, ressalta o piloto que acumula as funções de piloto de provas e de testes do chassi SLC R1, utilizado unicamente pela equipe Litespeed.
Na primeira corrida do dia, Victor ocupava a terceira colocação quando foi obrigado a abandonar. O alfenense ocupa a quarta colocação no certame.