Buzaid estréia com sexto e sétimo lugares em Oulton Park

Se o objetivo era chegar entre os seis primeiros, o brasileiro Adriano Buzaid pode considerar missão cumprida na primeira rodada dupla da temporada da Fórmula 3 Inglesa, disputada nesta segunda-feira (13), em Oulton Park. Ele deixou o circuito ocupando exatamente a sexta posição no campeonato após as duas corridas que abriram o calendário. Na primeira ele foi o sexto e na segunda o sétimo colocado. As duas vitórias ficaram com o australiano Daniel Ricciardo – que já surge como favorito após tamanho domínio.

“O saldo foi positivo. Estou em sexto no campeonato e na segunda corrida as coisas começaram a clarear para nós em termos de acerto. Na primeira, assim como nos treinos livres e nas tomadas de tempo, não estava tão bom. Diante das dificuldades iniciais, os resultados foram interessantes”, disse Adriano Buzaid, que corre pela equipe T-Sport. Largando em 10º na primeira prova e em 11º na outra, o brasileiro acredita que suas boas largadas foram fundamentais para alcançar os resultados.

“As duas largadas foram muito boas. Passei uns três carros. Depois, ia ganhando outras posições na pista, mas o principal era mesmo a primeira volta. Até o pessoal da Volkswagen veio comentar depois. Nós temos uma embreagem, um sistema de largada muito bom”, elogiou. Ele é um dos pilotos que utilizam os motores Volkswagen, marca que voltou à categoria vencendo as duas corridas logo de cara. “Se conseguíssemos largar entre os quatro melhores, com esse sistema dava até para pensar em vitória”, acrescentou.

Mas ele e a equipe já sabem o que melhorar para largar mais na frente e farão novos experimentos no teste da próxima quinta-feira (16), em Silverstone. “Precisamos evoluir em alguns pontos, mas não dá para mexer em tudo durante o fim de semana de corrida, então agora é trabalhar bastante no teste pensando na próxima corrida”, contou Adriano Buzaid. A segunda rodada dupla da temporada da Fórmula 3 Inglesa está marcada para o dia 26 de abril em Donington Park.

Com as duas vitórias e os 40 pontos acumulados, a liderança na tabela de classificação é de Daniel Ricciardo, seguido pelo austríaco Walter Grubmuller e pelo britânico Nick Tandy, ambos com 28. “Pelo que deu para ver nas duas primeiras corridas, os dois candidatos mais fortes na disputa pelo título são o Daniel Ricciardo e o Riki Christodoulou, embora os resultados dele não tenham sido tão bons. Pelo investimento que a equipe faz, o Walter Grubmuller também pode entrar na briga”, analisou Adriano Buzaid.