Gabriel Dias conquistou mais duas pole positions na National Class do Campeonato Britânico de Fórmula 3 neste sábado (30) no circuito de Rockingham. O piloto da equipe T-Sport largará da primeira posição nas duas corridas que serão realizadas amanhã (31), com largadas às 7h40 e 15h30 (horários de Brasília). Com os resultados, o curitibano já soma cinco poles em seis corridas.
No grid para a primeira prova, o australiano Daniel Ricciardo larga em primeiro na International Class. A melhor volta do piloto da Carlin foi feita em 1min12s334. No cômputo geral do primeiro classificatório, Gabriel Dias fechou na nona posição (1min12s803), sendo o melhor da National Class e colocando sete carros da classe principal entre ele e seu rival Daniel Mckenzie (16º no geral). Dias ficou à frente, inclusive, de seus dois companheiros de equipe na T-Sport, Wayne Boyd e Adriano Buzaid. Para a largada da segunda prova, a pole position geral ficou com o sueco Marcus Ericsson, da RR.
A Fórmula 3 britânica é dividida em duas classes – que correm juntas – em virtude da diferença de equipamento: no National Class os carros são de fabricação anterior aos chassis atuais e possuem algumas restrições de rendimento, servindo como porta de entrada a jovens pilotos no campeonato. Os carros da International Class disputam o campeonato principal e são sensivelmente mais rápidos.
“Encontramos um bom acerto do carro mesmo com as condições adversas de tempo, porque estava ventando muito”, afirmou Gabriel, referindo-se ao primeiro treino classificatório. “Foi bom porque consegui colocar um bom número de carros da International entre mim e o (Daniel) McKenzie, que é o meu principal adversário na National”, disse.
“A equipe tem feito um trabalho fantástico e a cada nova pista que competimos, o carro vai melhorando”, observou o curitibano da T-Sport, que tem 17 pontos de desvantagem para o líder McKenzie (73 a 56).
No treino seguinte, Gabriel afirmou ter sofrido com o tráfego na pista. “Acredito que poderia ter sido cerca de um décimo mais rápido, e isso me colocaria novamente entre os dez no geral. Tanto foi que fiz a melhor última parcial de toda a sessão”, observou.