João Paulo de Oliveira testará no Natal

Enquanto a maioria das pessoas de qualquer profissão e classe social normalmente passa o período das festividades natalinas descansando e festejando com os seus parentes e amigos, o piloto João Paulo de Oliveira (Varig) vai ter um Natal diferente. Ele está no Japão e testará nos dias 24 e 25 de dezembro um Fórmula 3 da Lola. “Não vai ser o Natal que eu estava esperando, porém, eu gosto de fazer esse trabalho e por isso farei com prazer os testes no Japão”, comentou o Campeão Alemão de Fórmula 3, que é contratado por um dos maiores fabricantes de carros de corrida do mundo, para desenvolver o novo chassi que irá enfrentar a Dallara nos principais certames da Fórmula 3.

Muito unido com o seu irmão José Ricardo, e com os seus pais Osvaldo e Fátima, o piloto brasileiro que venceu mais corridas internacionais em 2003 tentará esquecer a solidão que sentirá, trabalhando bastante. “Eu sempre passei o Natal em casa, com meus pais. Infelizmente dessa vez estarei bem longe deles, mas estarei de volta em tempo de aproveitar a passagem para o ano novo em casa, no Brasil”, avisa João Paulo. “Vou continuar o trabalho de desenvolvimento do chassi Lola/Dome que testamos em Suzuka”, conta o rapaz de 22 anos de idade. Dessa vez o teste será em Aida, onde anteriormente acontecia o GP do Pacifico.

O novo período de testes que João Paulo de Oliveira vai realizar no Japão terá uma importância fundamental, já que a fábrica quer ter uma ampla base de dados para ser competitiva em qualquer traçado e, principalmente, nos mais variados tipos de asfalto e exigências de tração e estabilidade. “A função desse teste é aprimorar o acerto do carro para o tipo de asfalto que esse circuito proporciona, pois ao contrário de Suzuka, onde testamos em um asfalto com bastante aderência, Aida tem um asfalto bem liso e que dificulta o encontro do acerto ideal”, explica o brasileiro, que tem se sobressaído também pelas informações técnicas que costuma passar para os engenheiros. Logo após os testes João Paulo vai voltar para a Europa, onde finalizará mais algumas negociações, e deve chegar em São Paulo no dia 31 de dezembro. “Devo voltar ao Brasil já sabendo o que devo fazer no próximo ano e espero poder anunciar isso brevemente”, espera o recordista alemão de Fórmula 3, que depois de conquistar o título já realizou testes com Fórmula 3000 e com o Alfa Romeo 156 do Campeonato Europeu de Turismo.

Visite o site www.joao-paulo.com