Destaque dos treinos livres disputados com pista molhada, o mineiro Victor Corrêa (Unifenas) não pôde repetir seu bom desempenho no treino classificatório para a 13ª etapa da Fórmula 3 Inglesa, realizado nesta quinta-feira (23/07) em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Com sol e pista seca, ele viu suas chances de garantir a pole position irem por água abaixo. “Essa mudança de tempo acabou me prejudicando bastante, porque não havíamos andado ainda com pista seca. Não pudemos fazer nada”, explica o piloto, que após liderar a última sessão preparatória sob chuva, larga na terceira colocação.
Apesar de conhecer a pista e ter feito uma pole position e liderado em Spa quando disputou a Fórmula Ford em 2008, Victor Corrêa nunca havia andado no circuito com um carro de Fórmula 3. Assim como a sua equipe, que faz apenas sua segunda temporada no certame e nunca tinha visitado a pista belga. “Não tínhamos base nenhuma e fomos para a pista com o acerto básico que temos para pista seca, que não funcionou. Agora vamos mudar bastante coisa caso o treino classificatório e a corrida de amanhã (sexta-feira) também aconteçam nestas condições”, explica o titular da Litespeed, única escuderia a utilizar o chassi SLC R1 no certame.
A pole ficou com o brasileiro Gabriel Dias. Na classe International, o australiano Daniel Ricciardo sai em primeiro e o brasileiro Adriano Buzaid é o 11º. As principais mudanças que Victor e os engenheiros pretendem fazer no carro para a sequência do fim de semana são na parte mecânica. “Vamos ajustar a relação de marchas para aproveitar melhor o torque e a potência do motor e também trabalhar para corrigir o comportamento muito traseiro que o carro apresentou hoje”, explica o piloto da Unifenas, que ocupa a terceira colocação no campeonato.
A previsão do tempo aponta 40% de chances de chuva para a sexta-feira (24/07), quando será disputada a corrida e o treino classificatório para a 14ª etapa, que acontece no sábado (25/07). “Eu espero que chova, porque aí já temos um acerto definido e poderei brigar pela vitória. Se a pista continuar seca, vamos trabalhar forte para encontrar o melhor set up”, completa Victor.