O brasileiro Pipo Derani fez neste sábado (10) sua estréia no Campeonato Alemão de Fórmula 3. A primeira rodada dupla da competição acontece no tradicional circuito de Oschersleben. Pipo, da equipe Motopark Academy, fez grande largada, mas um toque logo na segunda curva o obrigou a voltar ao box para trocar o pneu dianteiro do seu Dallara Volkswagen. Neste domingo (11), às 8h40 (horário de Brasília), o piloto de apenas 16 anos – o mais jovem representante brasileiro no automobilismo europeu – participa da segunda corrida e largará da 11ª posição.
Nesta primeira disputa, Pipo largou em 12ª e logo ganhou três posições. Ao final da curva dois, quando estava finalizando a ultrapassagem, que garantiria a oitava colocação, houve o toque no pneu dianteiro, que estourou. Quando o brasileiro foi frear para fazer a curva cinco, o carro passou reto. O piloto conseguiu escapar da brita, levou o carro ao box para trocar o pneu, mas voltou na 21ª posição.
Mesmo voltando uma volta atrás do primeiro colocado, o estreante Pipo sabia que àquela altura o mais importante era continuar na prova, para ganhar mais tempo de pista. “Acredito que poderia ter feito uma boa corrida, mas infelizmente esse problema logo no início acabou atrapalhando minhas pretensões. Quando retornei para a pista, uma volta atrás dos líderes, voltei a frente do sétimo colocado e meu ritmo era melhor que o dele”, afirmou o piloto da Motopark Academy, que concluiu essa primeira etapa na 16ª colocação. O dinamarquês Kevin Magnussen foi o vencedor.
Apesar do incidente de hoje, Pipo está otimista para a segunda corrida, que fecha a primeira rodada da competição alemã. “O acerto do carro para esse segundo treino classificatório, que aconteceu na manhã deste sábado, antes da corrida, estava muito melhor do que no primeiro, quando a equipe optou por trocar as molas amortecedoras, o que acabou não surtindo efeito. Amanhã, quero garantir meus primeiros pontos no campeonato”, afirmou.