Mercado bastante agitado

Depois de duas temporadas, a Fórmula-3 Sul-Americana volta a ter um piloto argentino durante todas as 18 provas do ano. Pablo Perez, de 21 anos, garantiu presença na Equipe Prop Car e vai disputar as nove rodadas duplas de 2004 da principal e mais tradicional categoria continental. Ele terá como companheiro de equipe o brasileiro Carlos Iaconelli, de 16 anos, recém-saído do kart e que fará seu primeiro ano no automobilismo. Além da Prop Car, que já começou a treinar no Autódromo de Campo Grande, outras equipes também já definiram com pilotos brasileiros.

“Desde 2001 não tínhamos um piloto argentino durante toda uma temporada na Fórmula-3 Sul-Americana. Em 2002 e 2003 alguns passaram, mas não correram todas as provas. O Pablo corria na Sport Protótipo da Argentina e no final do ano passado treinou em Interlagos. O retorno demonstra um interesse muito grande dos pilotos estrangeiros”, disse Dárcio dos Santos, dono da Prop Car e tio do piloto da Ferrari Rubens Barrichello.

Campeã em 2003 na Fórmula-3 e na F-3 Light, a Cesário Fórmula foi outra equipe que já garantiu os dois pilotos para este ano. Bruno Bari, que participou de boa parte da temporada passada na Light, terá como companheiro Alberto Valério, que em 2003 fez algumas provas na categoria. Para Augusto Cesário, o Formigão, as modificações na F-3 deram novo ânimo aos pilotos e aos patrocinadores.

“O teste na Fórmula-3 Inglesa, que será oferecido pela Vicar, serve como motivação aos pilotos, pois vai privilegiar os bons resultados. Tenho certeza que teremos bons grids e essas modificações contribuirão bastante para a categoria”, disse Formigão numa referência à promoção feita pela empresa organizadora e promotora da categoria.

Uma das mais vitoriosas equipes da Fórmula-3 Sul-Americana, a Amir Nasr Racing tem quase tudo certo com a dupla Jaime Câmara e Zeca Cardoso, que retorna à categoria depois de um ano distante. Proprietários da Brasília Racing, Amir e seu irmão Samir Nasr, também estão em fase final de acerto com outro piloto. Amir é outro dono de equipe que elogia as promoções feitas pela Vicar.

“É isso mesmo o que tem de ser feito. Piloto não quer dinheiro. Premiação para piloto é continuar correndo e esse treino na F-3 Inglesa é melhor do que dar de prêmio um carro de rua para os pilotos. O significado de treinar na Inglaterra é muito grande e tem valor incalculável, pois abre as portas da Europa para os pilotos” disse Amir.

Experiente, Nasr também gostou da troca do chassi da F-3 Light. Nesta temporada, os Dallara 1994 serão substituídos pelos Dallara 2001, os mesmos usados na Fórmula-3.

A equipe Piquet Sports vai continuar com Xandynho Negrão, terceiro colocado na última temporada, sobrinho de Guto Negrão, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 de 2003.

Enquanto a Avallone Motorsports definiu com o jovem João Barion, que em 2003 correu na Amir Nasr, a Dragão Motorsports ainda aguarda resposta de alguns pilotos. As duas equipes devem ter tudo acertado até a abertura da temporada, marcada para dia 25 de abril em Brasília. Das nove rodadas duplas da F-3 Sul-Americana, duas estão definidas na Argentina e seis no Brasil. Uma ainda está sem local oficializado, pois pode ser em outro país do continente.

Danilo Dirani, campeão de 2003 da F-3 vai correr na F-3 Inglesa na Equipe Carlin, uma das favoritas ao título da temporada. Na Piquet Sports, como um dos principais adversários de Dirani, estará Nelsinho Piquet, campeão da F-3 Sul-Americana em 2002 e que faz sua segunda temporada no automobilismo europeu. Nelsinho, filho do tricampeão mundial de Fórmula-1 Nelson Piquet, fez vários testes com a Williams e tem tudo para se transformar em mais um brasileiro na mais badalada categoria do automobilismo mundial.

Outro piloto com passagem pela F-3 Sul-Americana garantido na F-3 Inglesa é Lucas di Grassi. Vice-campeão no ano passado, Di Grassi vai correr na Hitech. Rodrigo Ribeiro, campeão da Fórmula-3 Light em 2003, já acertou participação na Equipe Durango da Fórmula-3.000 Européia. O título sul-americano na temporada passada abriu as portas para Rodrigo ser o único brasileiro na categoria.

A Fórmula-3 Sul-Americana tem promoção da Vicar Promoções. A supervisão é da Confederação Sul-Americana de Automobilismo (Codasur) e o patrocínio é da Pirelli.