GP de Macau: Pipo Derani vai ao pódio e não consegue descrever emoção

Um excelente resultado para fechar a temporada 2013. O paulista Pipo Derani, de 20 anos, chegou neste domingo (17) a uma grande conquista para a sua carreira. O piloto da Fortec Motorsport foi o terceiro colocado no GP de Macau de F-3, uma das corridas mais tradicionais e disputadas do automobilismo mundial, por onde já passaram lendas do esporte como Ayrton Senna e Michael Schumacher.

O vencedor da prova foi o britânico Alex Lynn, que largou na pole e que – como Derani – disputou este ano a F-3 Europeia (foi o terceiro colocado no campeonato), seguido pelo português Antonio Felix da Costa, campeão do GP de Macau do ano passado e piloto do programa da Red Bull, que esteve na Fórmula Renault 3.5 em 2013. Vinte e oito pilotos participaram do GP de Macau.

Foram 15 voltas no desafiador traçado de 6,1 km do Circuito da Guia e Derani já vinha buscando este pódio, desde o sexto lugar em 2012 em sua estreia. E chegar a esta conquista em um ano tão importante para o evento foi ainda mais especial para o piloto, que não conteve a felicidade e a emoção.

“Não sei nem o que falar. Foi demais. Não consigo descrever a emoção de ir ao pódio em uma corrida como esta, a mais difícil e tradicional de todas. Ainda mais sendo em sua 60ª edição”, declarou. “Estou muito feliz por ter conquistado este resultado, que vai ficar na minha memória para o resto da vida”, enfatizou o piloto, que largou na quinta posição.

“A largada foi muito boa. Pulei de quinto para segundo e cheguei a ficar lado a lado com o Lynn na Mandarin, mas pelo lado de fora era muito difícil ultrapassar e muito arriscado. Recuei. Depois, numa relargada, perdi a posição para o Antonio (Felix da Costa)”, contou.

“Entre os primeiros, fui o único a utilizar pneus usados. O pessoal largou com novos do lado esquerdo, pois haviam guardado do classificatório. Mas, foi uma prova sensacional, e estou muito contente por ter alcançado o meu objetivo”, finalizou o brasileiro, que em 2013 na F-3 Europeia foi o oitavo colocado e subiu ao pódio em três oportunidades, com um segundo e um terceiro lugar em Nürburgring (Ale), e outro segundo lugar na última etapa, em Vallelunga (Ita), quando brigou pela vitória.

Disputado desde 1954, o GP de Macau atrai os principais pilotos das categorias de base do mundo. Três brasileiros já conquistaram o título: Ayrton Senna (1983), Maurício Gugelmin (1985), e Lucas di Grassi (2005).

Veja o resultado do GP de Macau (Top-10):

1. Alex Lynn Prema Dallara-Merc 15 voltas em 37min37s975

2. Antonio Felix da Costa Carlin Dallara-VW a 1s173

3. Pipo Derani Fortec Dallara-Merc a 6s795

4. Alexander Sims T-Sport Dallara-Nissan a 8s203

5. Jordan King Carlin Dallara-VW a 9s573

6. Jazeman Jaafar Carlin Dallara-VW a 15s547

7. Carlos Sainz Jr Carlin Dallara-VW a 16s976

8. Tom Blomqvist Fortec Dallara-Merc a 26s160

9. Nicholas Latifi Carlin Dallara-VW a 29s288

10. Esteban Ocon Prema Dallara-Merc a 30s914

Por FGCom