O Campeonato Inglês de Fórmula 3 realiza neste fim de semana a terceira rodada da temporada, com a disputa da quinta e sexta etapas do torneio no circuito de Croft, no norte da Inglaterra. A pista é considerada uma das mais técnicas do calendário: “É um traçado bastante manhoso”, resume o brasileiro Lucas Di Grassi, que compete com o Dallara/Renault-Sodemo da equipe Hitech Racing. “Justamente por isso, é uma das pistas que eu mais gosto das que conheço aqui na Inglaterra. Ela desafia a gente e torna a corrida mais interessante”, continua o atual vice-campeão sul-americano de Fórmula 3. Amanhã (sexta-feira), serão realizados os treinos livres, com as duas sessões de tomadas de tempo marcadas para o sábado. No domingo, as corridas devem ter 20 voltas pelos 3.422 metros do circuito.
A liderança do torneio é do brasileiro Nelsinho Piquet, que soma 44 pontos. No ano passado, a categoria realizou duas etapas em Croft. A primeira foi vencida pelo australiano Will Davison e, na outra corrida, o primeiro lugar ficou com o sul-africano Alan Van Der Merwe, que acabou faturando o título da categoria. Dos três brasileiros que competem na F-3 Inglesa este ano, o único a participar das provas de 2003 foi Nelsinho Piquet, que obteve um oitavo e um 12º lugares, respectivamente. Além dele e de Lucas Di Grassi, em 2004 o torneio também é disputado pelo paulista Danilo Dirani, da equipe Carlin.
“Levando em conta a competitividade da F-3 e a dificuldade desta pista, dá para prever que teremos corridas muito complicadas”, diz Lucas Di Grassi, único brasileiro escolhido para ingressar no cobiçado programa de desenvolvimento de pilotos da Renault, que visa preparar competidores para a F1. “Só para se ter uma idéia, em todas as etapas realizadas até agora tivemos 15 pilotos dentro do mesmo segundo no grid. Para andar na frente em Croft será preciso arrancar o máximo desempenho do carro. E é isso o que torna esta corrida e a própria Fórmula 3 tão interessantes para quem gosta de automobilismo”, continua o piloto da equipe Hitech Racing.
Confira a classificação do torneio, com três das 24 corridas já disputadas: 1°) Nelson A. Piquet (Brasil, eq. Piquet Sports, Dallara/Mugen-Honda), 44 ; 2°) James Rossiter (Inglaterra, eq.Fortec, Dallara/Opel-Spiess), 35 ; 3°) Adam Carroll (Inglaterra, eq. P1 Motorsport, Dallara/Mugen-Honda), 31; 4°) Clivio Piccione, (Mônaco, eq. Carlin Motorsport, Dallara/Mugen-Honda), 26; 5°) Will Power (Austrália, eq. Alan Docking, Dallara/Mugen-Honda), 25; 6°) Ernesto Viso (Venezuela, eq. P1 Motorsport, Dallara/Mugen-Honda), 20; 7°) Will Davidson (Austrália, eq. Menu Motorsport, Dallara/Opel-Spiess), 13; 8°) Andrew Thompson (Inglaterra, eq. Hitech Racing, Dallara/Renault-Sodemo), 12; 9°) Danilo Dirani (Brasil, eq. Carlin Motorsport, Dallara/Mugen-Honda), 10; 10°) Danny Watts (Inglaterra, eq. Promatecme, Lola-Dome/Mugen-Honda), e Marko Asmer (Estônia, eq. Hitech Racing, Dallara/Renault-Sodemo), 8; 12°) Álvaro Parente (Portugal, eq. Carlin Motorsport, Dallara/Mugen-Honda), 7; 13°) Fairuz Fauzy (Malásia, eq. Menu F3, Dallara/Opel-Spiess), 4; 14°) Lucas di Grassi (Brasil, eq. Hitech Racing, Dallara/Renault-Sodemo), 3 pontos.