Acidentes marcam o primeiro dia de treinos

Os brasileiros obtiveram bons resultados no primeiro dia de treinos para a terceira rodada dupla do Campeonato Inglês de Fórmula 3, que será realiza neste fim de semana no tradicional circuito de Croft, um autódromo construído em uma antiga base aérea da II Guerra Mundial.

Os treinos foram marcados por uma série de acidentes que interromperam as tentativas de melhor volta de praticamente todos os principais pilotos. “Tivemos várias batidas”, conta o brasileiro Lucas Di Grassi, sétimo colocado no treino de hoje com a marca de 1min13s79 e um dos nomes fortes para a corrida de domingo. “Eu mesmo rodei e dei uma batidinha, mas não foi nada dramático. O único prejuízo causado pelo acidente foi ter praticamente perdido toda a primeira sessão de treinos para consertar o carro. Senão, talvez pudesse ter sido uns dois ou três décimos mais rápido – o que é muita coisa nesta pista. Mas, no geral, acho que fui muito bem”, resumiu o piloto, que é o atual vice-campeão sul-americano de F-3 e é integrante do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da Renault.

O melhor tempo do dia ficou com outro brasileiro, Danilo Dirani. Com um Dallara/Mugen-Honda da equipe Carlin, ele assinalou 1min13s50, à média 167,6 km/h. Nelsinho Piquet, que lidera o campeonato, levou o Dallara/Mugen-Honda da equipe Piquet Sports ao quinto lugar (1min13s66). O vice-líder do torneio, James Rossiter (Inglaterra), obteve o sexto tempo (1min13s74). “Do primeiro ao décimo colocado há apenas quatro décimos de segundo. Ou seja, não dá nem para piscar que você já perde uma posição”, observa Lucas Di Grassi, que utiliza um Dallara/Renault-Sodemo da equipe Hitech. O brasileiro, aliás, foi o melhor dos três pilotos da equipe neste treino – apesar de ter perdido quase metade do tempo de acerto por causa do acidente. “Eu e a equipe estamos contentes com o resultado”, pondera Di Grassi. “Acho que estamos em posição de brigar por uma boa colocação no grid deste sábado”, conclui Lucas.

Haverá duas tomadas de tempo neste sábado, uma para cada corrida da rodada dupla, correspondentes à quinta e sexta etapas do Campeonato Inglês. Elas acontecerão às 11h00 e às 14h50 (7h00 e 10h50 do horário de Brasília). No domingo, as corridas terão largada às 12h15 e 15h30 (8h15 e 11h30 no Brasil).

Eis os dez melhores dos treinos livres de hoje:

1º) Danilo Dirani (Brasil, eq. Carlin Motorsport), Dallara/Mugen-Honda, 1min13s50, média 167,6 km/h

2º) Álvaro Parente (Portugal, eq. Carlin Motorsport), Dallara/Mugen-Honda, 1min13s54

3º) Adam Carroll (Inglaterra, eq. P1 Motorsport), Dallara/Mugen-Honda, 1min13s54

4º) Clivio Piccione (Mônaco, eq. Carlin Motorsport), Dallara/Mugen-Honda, 1min13s56

5º) Nelson A. Piquet (Brasil, eq. Piquet Sports), Dallara/Mugen-Honda, 1min13s66

6º) James Rossiter (Inglaterra, eq. Fortec), Dallara/Opel-Spiess, 1min13s74

7º) Lucas di Grassi (Brasil, eq. Hitech Racing), Dallara/Renault-Sodemo, 1min13s79

8º) Andrew Thompson (Inglaterra, eq. Hitech Racing), Dallara/Renault-Sodemo, 1min13s80

9º) Marko Asmer (Estônia, eq. Hitech Racing), Dallara/Renault-Sodemo, 1min13s87

10º) Will Davison (Austrália, eq. Menu F3), Dallara/Opel-Spiess, 1min13s88