Dia importantíssimo na terra de Jackie Stewart e Jim Clark

As dimensões reduzidas e o traçado travado do circuito escocês de Knockhill tornam a ultrapassagem muito difícil, fazendo com que a conquista de um lugar nas primeiras filas do grid seja fundamental: “Por isso, os treinos desta sexta-feira serão decisivos”, resume Lucas Di Grassi, brasileiro que ocupa a nona colocação no Campeonato Inglês de Fórmula 3 e que vem de um terceiro lugar obtido na etapa anterior, disputada em Croft, Inglaterra. “Conseguir um bom acerto nos treinos livres será vital, pois no sábado não há mais treinos de acerto dos carros: vamos diretamente para as tomadas de tempo que definirão o grid de largada”, continua Lucas, que compete pela equipe Hitech. Dois outros brasileiros dividem a liderança do campeonato: Danilo Dirani e Nelsinho Piquet somam 52 pontos no primeiro lugar.

Apesar de ter produzido alguns dos maiores pilotos da história – como o bicampeão mundial Jim Clark e o tricampeão Jackie Stewart –, a Escócia só possui um autódromo. Knockhill tem apenas 2.089 metros de extensão – praticamente metade do tamanho médio dos circuitos modernos – e está situado aos pés do castelo medieval que lhe empresta o nome. O autódromo foi originalmente construído em uma fazenda para receber corridas de motos e, hoje, por motivos de segurança, a categoria mais rápida que pode competir lá é justamente a Fórmula 3 Inglesa – cujas máximas rotineiramente ultrapassam os 250 km/h.

Os treinos livres da sexta-feira acontecem na parte da manhã. No sábado, haverá duas sessões de 30 minutos de tomadas de tempo, às 11h00 e 14h55 (7h00 e 10h55 no horário de Brasília). Elas serão válidas para a sétima e a oitava etapas do torneio, que compõem a rodada dupla do fim de semana. Disputadas em 25 voltas, num total de 52,3 quilômetros cada, as corridas acontecem às 11h10 e 14h40 (7h10 e 10h40 no horário de Brasília).