Rossiter pode perder vitória e liderança

O inglês James Rossiter pode perder a vitória na oitava etapa e também a liderança do Campeonato Inglês de Fórmula 3 devido a uma manobra que causou problemas a praticamente todos os seus concorrentes. Várias equipes entraram com pedido de desclassificação de Rossiter e o caso será julgado na próxima sexta-feira. Caso seja punido com a perda dos pontos, haverá um efeito dominó na pontuação do torneio – beneficiando inclusive os três brasileiros participantes da prova, Nelson Piquet, Lucas Di Grassi e Danilo Dirani. Piquet passaria ao segundo lugar na prova e voltaria a ser líder do torneio, Lucas subiria de quarto para terceiro colocado e ganharia seu segundo pódio na categoria, enquanto Dirani iria de nono para oitavo na corrida, mas permaneceria como terceiro colocado no campeonato. A vitória na prova iria para o australiano Will Power.

Na corrida, disputada no domingo (16/05) no circuito escocês de Knockhill, o inglês Stephen Jelley parou seu carro em local perigoso depois de um problema no acelerador. O safety car entrou na pista para que o Dallara de Jelley pudesse ser retirado. Pouco antes da relargada, Rossiter teria desacelerado demais, praticamente amontoando os concorrentes que vinham atrás – o que o teria beneficiado na relargada. A confusão foi tamanha que afetou até mesmo o australiano Barton Mawer, líder da Scholarship Class (a classe B do torneio) que vinha com seus rivais no final do pelotão. Quando os carros relargaram logo depois, Mawer acabou perdendo a ponta para o inglês Ryan Lewis – que acabou vencendo a prova na categoria.

Atualmente, Rossiter conta com 83 pontos na liderança do torneio. É seguido por Piquet (66) e Dirani (58). Lucas está em nono, com 31 pontos. Faltam 17 corridas para o encerramento do Campeonato.