Com um total de 63 pontos em jogo, o Campeonato Inglês de Fórmula 3 volta a competir a partir desta sexta-feira, no veloz circuito de Snetterton. O fim de semana contará com três corridas, ao invés das costumeiras duas provas por rodada, fazendo deste o mais importante evento em termos de briga por posições na tabela. A liderança do torneio é do inglês James Rossiter, que soma 83 pontos, seguido por Nelsinho Piquet (66) e Danilo Dirani (58). O paulista Lucas Di Grassi ocupa o nono lugar, com 31 pontos.
Na semana passada, Piquet e Di Grassi se destacaram no treino oficial realizado em Snetterton pela Formula Three Association, entidade que organiza a F-3 Inglesa. Eles obtiveram, respectivamente, o primeiro e o terceiro lugares – o segundo lugar ficou com o estoniano Marko Asmer.
Pelo menos dez pilotos têm condições de vencer as corridas de Snetterton, entre eles os três brasileiros. Baseada em Snetterton, a equipe P1 Motorsport pode se destacar por ser a que melhor conhece seu traçado. Seus dois pilotos – o inglês Adam Carroll e o venezuelano Ernesto Viso – já venceram uma corrida cada entre as sete disputadas até aqui.
Além dos treinos na sexta-feira, a categoria terá um final de semana agitado. No sábado, haverá duas sessões de tomadas de tempo, às 10h40 (06h40 no horário de Brasília) e às 13h15 (09h15), além da disputa da primeira das três corridas do evento às 18h05 (14h05). Domingo, as duas provas finais serão às 11h15 (07h15) e às 15h08 (11h08). A programação inclui ainda corridas de várias outras categorias, como os Campeonatos Ingleses de Grã Turismo, que reúnem Ferraris e Porsches; Fórmula Ford, TVR Tuscan e a VW Cup.