Afinal, quem conhece tão bem a pista de Interlagos a ponto de
levar alguma vantagem nos próximos sábado e domingo na quarta rodada dupla da Fórmula-3 Sul-Americana? Apesar de jovem, boa parte dos pilotos da F-3 Light tem malícia para desconversar quando o assunto é os 4.309 metros da tradicional pista de São Paulo. Para Rodrigo Ribeiro, líder da categoria, o fato de morar no Rio o coloca em desvantagem em relação aos paulistas, o vice-líder Daniel Lancaster, o terceiro colocado Bruno Bari e Paulo Salustiano, quarto na classificação geral. No entanto, essa não é a opinião de Lancaster, Bari e Salustiano. Os três negam experiência no traçado e devolvem a responsabilidade para Ribeiro.
“Sinceramente, conhecer ou não a pista, na minha opinião não faz tanta diferença assim. Veja que eu fiz a mesma quantidade de treinos do que o Rodrigo. Eu e o Rodrigo estamos iguais no conhecimento de Interlagos, agora o Paulo Salustiano e o Bruno Bari é que levam vantagem e podem fazer a diferença”, desconversou Lancaster.
Essa opinião de Lancaster chegou a assustar Bari. Para ele, que garante nunca ter feito uma corrida oficial em Interlagos, essa atitude dos dois pilotos de Cesário F3 mostra o quanto eles são espertos e experientes.
“Esses dois são malandros e querem tirar a pressão de cima deles, pois conhecem a pista tão bem quanto eu, já que sempre treinamos juntos. Quem andou mais em Interlagos foi justamente o Lancaster. Ninguém tem grande vantagem e como ali não tem bobo, todos sabem para o lado que têm de virar. Assim como eles, vou para a pista para tentar vencer”, completou Bari.
Paulo Salustiano é outro que discorda de ser considerado favorito por ter, reconhecidamente, andado mais em Interlagos. No entanto, ele afirma que nem o fato de ter feito 13 corridas na pista de São Paulo o deixa com qualquer vantagem em relação aos adversários.
“Aceitaria a pressão e ser chamado de favorito se tivesse um carro igual ao do Rodrigo e do Daniel. Os dois sabem o carro que têm na mão. O Rodrigo bateu o recorde extra-oficial de Interlagos nos treinos da semana passada, está com o carro acertado e bem rápido. Sinceramente, não acredito que essa experiência possa me ajudar, pois Interlagos é uma pista que não desgasta muito os pneus e dá para andar veloz o tempo inteiro”, disse Salustiano.
Classificação da F-3 Light
1) Rodrigo Ribeiro, 112
2) Daniel Lancaster, 83
3) Bruno Bari, 76
4) Paulo Salustiano, 59
5) Thiago de Roure, 26
6) Federico Lifschitz, 16
5) Fábio Casagrande, 8
Classificação da Fórmula-3
1) Danilo Dirani, 106 pontos
2) Lucas di Grassi, 84
3) Henrique Favoretto, 54
4) Xandynho Negrão, 43
Daniel Landi, 43
6) Alan Hellmeister, 39
7) Luc Baumer, 29
8) Fernando Rees, 28
9) Daniel Scandian, 18
10) Juliano Moro, 16
11) Jaime Câmara, 12
A Fórmula-3 Sul-Americana tem promoção da Vicar Promoções. A supervisão é da Confederação Sul-Americana de Automobilismo (Codasur) e o patrocínio é da Pirelli.