Piloto brasileiro de maior sucesso no exterior na atual temporada, somando até agora quatro vitórias, dois segundos lugares, três pole positions e cinco voltas mais rápidas em seis etapas do Campeonato Alemão de Fórmula 3, João Paulo de Oliveira (JB Motorsport) participa neste final de semana (12 e 13 de julho) da quarta rodada dupla em Nurburgring (Alemanha), disposto a ampliar a sua folgada vantagem de 40 pontos sobre o segundo colocado no certame, o austríaco Hannes Neuhauser (Áustria), que acumula 79 pontos. “Não podemos relaxar sobre o sucesso. O campeonato é longo e ainda não ganhamos nada. Temos que continuar trabalhando duro, mas acho que continuaremos brigando na frente”, confia o paulista que soma 119 pontos.
Para João Paulo, a receita de seu sucesso tem sido a união da equipe associada à sua experiência. “Estamos nos entrosando ainda mais, e depois da última corrida testamos algumas coisas diferentes sob minha orientação”, comentou o líder do campeonato, que foi contratado pela equipe belga somente na semana de abertura do campeonato. “O Hiroshi Kato, meu engenheiro, está fazendo um trabalho muito bom e acho que melhoramos em alguns setores”, avalia JP, como é chamado na Alemanha. “Mas se eu não puder vencer, quero somar o máximo de pontos. Minha maturidade vai me ajudar bastante nesta administração”, afirma o piloto que completará 22 anos no domingo (13/7).
Os 20 pilotos que participarão da sétima e oitava etapas do Campeonato Alemão de Fórmula 3 já estarão na pista nesta quarta-feira (09/7), mas no circuito pequeno de Hockenheim, onde será realizado um teste coletivo. “Este treino não servirá para a corrida, pois em Hockenheim teremos que usar muita pressão aerodinâmica, e em Nurburgring GP, nem tanto, além de ser um circuito muito mais longo”, explica João Paulo. “Mas valerá a pena porque vai estar todo mundo reunido, e será bom para haver uma referência sobre a competitividade”, acredita o ex-campeão sul-americano de Fórmula 3 Light. A novidade para a próxima rodada, já a partir deste treino, será a estréia no campeonato da equipe inglesa Performance Racing, com o experiente piloto Justin Sherwood, e o estreante Jesse Mason.
Após seis etapas, a pontuação no Campeonato Alemão de Fórmula 3 está assim:
1) João Paulo de Oliveira (Brasil), 119 pontos;
2) Hannes Neuhauser (Áustria), 79;
3) Sven Barth (Alemanha), 69;
4) Markus Mann (Alemanha), 56;
5) Catharina Felser (Alemanha), 40;
6) Franz Schmöller (Alemanha), 29;
7) Diego Romanini (Itália), 28;
8) Thomas Kostka (República Checa), 25;
9) Jo Zeller (Suiça), 19;
10) Marcel Laseé (Alemanha), 10;
11) Olivier Mytjens (Bélgica), 6;
12) André Fibier (Áustria), 5;
13) Tobias Blater (Suíça), 5;
14) Franz Brendecke (Alemanha), 4;
15) Michel Herich (Alemanha), 2;
16) Denis Watt (Áustria), 1;
17) Franz Woss (Alemanha), 1 ponto.