Lucas confirmado para o Marlboro Masters

O brasileiro Lucas Di Grassi teve sua participação no Marlboro Masters de Fórmula 3, em Zandvoort (Holanda), confirmada pela equipe inglesa Hitech Racing. A corrida está marcada para o dia oito de agosto, com treinos programados já para o dia seis. Ao lado do Grande Prêmio de Macau da categoria, este evento é considerado uma das grandes vitrines de jovens talentos do automobilismo mundial. “É uma corrida extra-campeonato na qual a vitória, para muitos, vale tanto quanto ganhar um campeonato inteiro. E isso apesar de ser apenas uma única prova no ano”, resume Lucas, único brasileiro apoiado pelo Programa de Desenvolvimento de Pilotos da equipe Renault de F-1, iniciativa que visa revelar jovens talentos para a principal categoria do automobilismo.

O Marlboro Masters é disputado há vários anos e tem revelado alguns dos principais novos valores do esporte. Justamente pelo status que a coloca como uma espécie de 500 Milhas de Indianápolis da F-3 mundial, a prova reunirá 46 pilotos de 18 países, todos ávidos pela vitória consagradora.

Para se ter uma idéia, o prestígio e o reconhecimento da qualidade desta competição ajudaram o austríaco Christian Klien, vencedor da prova no ano passado, a conquistar a vaga de piloto da equipe Jaguar de Fórmula1. É o que frisa o site oficial da equipe (www.jaguar-racing.com) na apresentação do piloto: “A vitória no prestigioso Marlboro Masters era o que faltava na excelente temporada 2003 de Klien na F-3 e foi fundamental para lhe garantir a oportunidade de testar pela Jaguar Racing em Valência (Espanha), em novembro passado”.

Lucas Di Grassi é o nono colocado no Campeonato Inglês de Fórmula 3. Mas esta colocação não faz jus ao trabalho deste estreante de 19 anos que construiu fama de ser extremamente eficiente em situações críticas, especialmente nas tomadas de tempo, quando um piloto aplica o máximo de sua habilidade. Apesar de competir por uma equipe ainda em ascensão, Di Grassi tem disputado a condição de piloto mais rápido da categoria, seja qual for a condição da pista. Isto deve ajudá-lo em Zandvoort, pista localizada perto do litoral holandês. Cercada por dunas cuja areia é constantemente levada pelo vento, seu asfalto costuma ser extremamente escorregadio e traiçoeiro – um tempero que tem colaborado na fama ou na derrota de muitos jovens promissores.