O brasileiro João Paulo Oliveira (JB Motorsport) não podia estar atravessando melhor momento. Liderando o Campeonato Alemão de Fórmula 3 após seis vitórias consecutivas, cinco pole positions e sete voltas mais rápidas, ele volta a correr neste final de semana (19 e 20/7) no EuroSpeedway, em Lausitz (Alemenha), justamente onde venceu as preliminares do GP da Alemanha de Fórmula Mundial, e começou a sua série de sucessos. O líder soma 165 pontos contra 66 do alemão Sven Barth.
Desde o dia 10 maio que João Paulo tem saboreado o sabor das vitórias, que o colocaram na berlinda do automobilismo europeu e garantiram a tranqüilidade que um piloto sem patrocínio próprio precisa para vencer no competitivo automobilismo internacional. “O momento atual é muito positivo para nós. Estou muito feliz, bastante confiante e sempre trabalhando de mente aberta tentando me superar cada vez mais”, comentou o paulista que completou 22 anos na última semana, e que não esquece a oportunidade que a equipe belga JB Motorsport lhe deu. “À equipe devo um grande obrigado, pela forca que me deram e pela confiança no meu esforço e trabalho”.
O fato de voltar a correr no palco da segunda rodada dupla do certame, onde iniciou sua caminhada rumo à liderança do campeonato, motiva ainda mais o brasileiro. “Para Lausitz acredito que temos novamente chance de sairmos vencedores, pois já vencemos lá no começo da temporada. Porém, não podemos nos acomodar. Existe muita gente boa e eles estão crescendo”, avisa João Paulo, que se reuniu com o seu chefe de equipe e com o engenheiro, alertando a todos que este pode ser um momento perigoso, onde a tendência natural é relaxar. “Acho que os meus concorrentes têm muito mais a melhorar do que eu. Eles estão trabalhando duro para nos alcançar e não podemos dar espaço, porque o campeonato esta somente na metade e precisamos continuar fazendo grandes esforços”, lembrou.
O Campeonato Alemão de Fórmula 3 entra justamente em sua segunda metade. Faltam oito etapas, que serão disputadas em quatro rodadas duplas até meados de outubro, e com 184 pontos ainda em jogo. O vencedor recebe 20 pontos, e o pole position ainda tem três unidades de bonificação. Com 66 pontos de vantagem sobre o vice-líder, João Paulo tem a tranqüilidade de não precisar mais vencer para conquistar o título. Basta-o chegar em segundo, que foi o seu pior resultado até agora, em todas as provas seguintes. “Isso não quero considerar. Nunca vou deixar de lutar pela vitória, mesmo que não precise”, assegura o líder. “Mesmo devido às circunstâncias do campeonato, vou sempre procurar vencer”, ratifica João Paulo Oliveira.
Após oito etapas, a pontuação no Campeonato Alemão de Fórmula 3 está assim:
1) João Paulo de Oliveira (Brasil), 165 pontos;
2) Sven Barth (Alemanha), 99;
3) Hannes Neuhauser (Áustria), 95;
4) Markus Mann (Alemanha), 56;
5) Franz Schmöller (Alemanha), 49;
6) Catharina Felser (Alemanha), 41;
7) Thomas Kostka (República Checa), 30;
8) Diego Romanini (Itália), 28;
9) Jo Zeller (Suiça), 19;
10) Thomas Holzer (Alemanha), 18;
11) Michel Frey (Suíça), 18;
12) Adrian Wolf (Suiça), 16;
13) Marcel Laseé (Alemanha), 8;
14) Olivier Mytjens (Bélgica), 6;
15) André Fibier (Áustria), 5;
16) Tobias Blater (Suíça), 5;
17) Franz Brendecke (Alemanha), 4;
18) Ina Fabry (Alemanha), 3;
19) Justin Sherwood (Inglaterra), 3;
20) Michel Herich (Alemanha), 2;
21) Denis Watt (Áustria), 1;
22) Franz Woss (Alemanha), 1 ponto.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.